em

Operário enfrenta o melhor ataque da Série B

Reniê esteve em campo no ano passado pelo Operário contra o CRB. Foto: Gustavo Henrique/CRB/Arquivo

O Operário Ferroviário vai estar hoje, às 21h30, no Estádio Rei Pelé, frente a frente com o time de maior pontaria na Série B. O CRB, que abriu a última rodada do primeiro turno na vice-liderança da tabela com 32 pontos, marcou 28 gols em 18 partidas. Os alagoanos têm o melhor ataque do Brasileiro ao lado do Guarani.

Nos últimos sete jogos pela Série B, o adversário do Operário marcou ao menos um gol por partida. O Fantasma, em compensação, vem de uma sequência positiva do ponto de vista defensivo. Apesar do empate em casa contra o Brusque, o time comandado por Matheus Costa sofreu apenas dois gols nas últimas cinco partidas disputadas.

Para o duelo com o CRB, o Operário pode mexer na estrutura de defesa. Leandro Vilela, poupado do confronto com o Brusque, deve retomar a titularidade. Com isso, Fábio Alemão pode aparecer no miolo de zaga. Nessa hipótese, Marcelo Santos atuaria como primeiro volante. Caso Alemão seja mantido no meio, Rodolfo Filemon jogará na defesa ao lado de Reniê.

Outra mudança é no gol. Simão volta de suspensão. Por fim, Djalma Silva tende a retomar a titularidade, mas ainda há dúvida sobre o posicionamento dele em campo. Se atuar como lateral esquerdo, Fabiano perde a vaga. Se Djalma for escalado como ponta ofensivo, Thomaz Santos tende a ficar como opção no banco. O meia Rafael Longuine não viajou.

Diante das alternativas, Matheus Costa tem a missão de reaproximar o Operário do ‘G4’. A 19ª rodada começou com o Fantasma a dois pontos do quarto colocado. Porém, por conta do equilíbrio da Série B, o alvinegro ocupa somente o 10° lugar.

Adversário

O CRB tem trio ofensivo perigoso. Uma das peças que se encaixou bem no time é Jajá, jogador de 20 anos de idade formado nas categorias de base do Athletico Paranaense. O protagonista é o meia argentino Diego Torres, autor de 7 dos 28 gols do clube na Série B.

Para o compromisso contra o Operário, o técnico Allan Aal deve perder o volante Marthã, que sentiu a virilha no empate por 1 a 1 com o Vitória. Em contrapartida, ganha o experiente zagueiro Gum, ex-Fluminense, que foi poupado na Bahia.

“Estou bem. Não joguei contra o Vitória para evitar uma lesão na panturrilha, e agora vamos para mais esse jogo importante em casa. Estamos determinados em fazer um grande jogo, terminar bem esse primeiro turno e dar sequência até a reta final da Série B em busca do nosso objetivo”, disse Gum.

Retrospecto

Operário e CRB se enfrentaram quatro vezes nas duas últimas temporadas. O Fantasma leva vantagem. São duas vitórias, um empate e uma derrota. Contudo, o alvinegro nunca venceu o adversário no Rei Pelé. No ano passado, sofreu goleada por 4 a 1 – resultado que estremeceu de vez o trabalho do técnico Gerson Gusmão, que deixou o clube na rodada seguinte.

Operário traz novo volante

O Operário anunciou reforço para a sequência da temporada 2021. O volante Vinícius Guedes, emprestado pela Chapecoense, chegou ao clube para disputar o Campeonato Brasileiro da Série B.

Atleta formado nas categorias de base da equipe catarinense, Guedes estreou profissionalmente em março de 2020. O contrato com a Chapecoense foi renovado no ano passado até dezembro de 2022.

As principais características, conforme dados levantados pelo Fantasma, são forte marcação e boa saída de bola.

Em Vila Oficinas, ele vai disputar posição com Leandro Vilela, Marcelo Santos, Tibagi, Gustavo Lopes, Rafael Chorão e Pedro Ken. O novo volante ainda precisa ter contrato regularizado na CBF para estrear pelo Operário, o que deve ocorrer antes da próxima rodada, quando a equipe encara o Vasco.

Ficha Técnica

CRB: Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Caetano e Guilherme Romão; Claudinei (Marthã), Jean Patrick e Diego Torres; Pablo Dyego, Jajá e Júnior Brandão. Técnico: Allan Aal

Operário: Simão; Alex Silva, Reniê, Rodolfo Filemon (Marcelo Santos) e Djalma Silva; Fábio Alemão, Leandro Vilela e Rafael Longuine; Thomaz Santos (Fabiano), Rodrigo Pimpão e Paulo Sérgio. Técnico: Matheus Costa

Data/Horário: 18/08/2021 (quarta-feira), às 21h30
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Arbitragem: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ) auxiliado por Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)

Brasileiro – Série B
Jogos de hoje

19h00 – Vila Nova x Vitória
19h00 – Guarani x Botafogo
21h30 – CRB x Operário
21h30 – Vasco x Londrina

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.