em

Operação resgata 90 gatos, mas 94 ainda permanecem em residência

Foto: Arquivo DC

Noventa e quatro felinos ainda permanecem em uma residência situada no bairro Boa Vista. O local foi alvo de uma operação da Polícia Civil, na última segunda-feira (1), que resgatou 90 gatos do local e os encaminhou para o Centro de Referência para Animais em Risco (Crar). A ação fez parte de um processo criminal que resultou na prisão de um casal, ambos com 60 anos, em dezembro de 2020 pela prática do crime de maus-tratos.

No ano passado, além da prisão do casal, foram encontrados 164 gatos que, conforme informou a Polícia Civil, encontravam-se em condições precárias em dois imóveis localizados no bairro Boa Vista e Contorno. Segundo o delegado Maurício Souza da Luz, responsável pelas investigações, a situação estava melhor se comparada com a do final do ano passado, no entanto, os espaços onde estavam os felinos estava superlotado.

“A busca e apreensão desses animais foi deferido pelo Poder Judiciário. Mas não foi possível resgatar todos por conta da capacidade do Crar em poder dar atendimento a todos. O Grupo Fauna agora será o responsável por dar encaminhamento para a doação após a castração dos mesmos, assim como ocorreu no final do ano passado. Além disso, a retirada dos demais ficará a cargo do Ministério Público e do Poder Judiciário”, disse o delegado.

Outro lado

De acordo com a advogada Cristiane Baron, que representa o casal, recursos estão sendo apresentados para que os outros gatos que permaneceram no local não sejam retirados, “Queremos impedir novas retiradas, pois a minha cliente se comprometeu em fazer a doação”, disse. O casal foi solto no mesmo dia da prisão e responde processo em liberdade.

Cuidados

A Prefeitura informou em nota que o Crar tem capacidade para atender 20 felinos em período transitório de castração e doação. Desde que foram encaminhados, 28 felinos já foram doados. “As Ongs, após a castração e recuperação dos felinos, irão colocá-los para doação”.

A nota disse ainda que os maus tratos dos felinos estão relacionados ao número excessivo de gatos em um mesmo local, “causando estresse aliado a presença de ectoparasitos”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.