em

Obra na praça da Catedral pode ser suspensa pelo Compac

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) pode ter que suspender uma obra iniciada no mês passado, na praça Marechal Floriano Peixoto, na área central de Ponta Grossa. A praça é uma das mais antigas da cidade, é o endereço da catedral Sant’Ana e possui significativo monumentos históricos. Por essas, e outras razões, é a primeira praça a ser incluída no inventário para tombamento de imóveis do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), explica o diretor do Departamento de Patrimônio Cultural, Alberto Portugal.

A praça está em uma lista publicada em diário oficial do município na segunda-feira (9), contendo 12 imóveis que agora passam pela análise do conselho para um possível tombamento futuro. O procedimento é criterioso e burocrático mas, a partir do momento em que são incluídos em inventário, nenhum dos imóveis pode passar por intervenções estruturais e estéticas sem que o Compac seja consultado.

“Após o imóvel passar a fazer parte do inventário, ele vai começar a ter restrições de qualquer alteração de reforma ou derrubada. O tombamento pode levar anos, mas eles já possuem restrições a serem avaliadas pelo conselho”, detalha Portugal.

 

Decks

Ocorre que a SMSP está construindo decks de madeira em uma das faces da praça, com a proposta de servirem como espaço de lazer e de extensão ao uso de estabelecimentos comerciais do ramo gastronômico, existentes no entorno. O primeiro deck deve ser concluído nos próximos dias, e a secretaria já deu início ao segundo. O secretário Márcio Ferreira acredita que a obra não deve ser interrompida, mas aguarda maiores informações a respeito. “Por enquanto, a obra continua, a menos que eu receba a notificação para interromper os trabalhos. Não acho que isso vá ocorrer, porque ao longo de sua história a praça já foi bastante descaracterizada”, argumenta.

Iniciativa
Qualquer cidadão pode sugerir um imóvel possível de tombamento. Segundo Alberto Portugal, o pedido para preservar a praça foi protocolado pelo grupo Sherlock Holmes Cultura e se trata de uma decisão exclusiva do Conselho.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.