em

Leonardo e Fabiana, do xadrez, faturam títulos para Ponta Grossa

Fotos: Divulgação

O xadrez é uma das poucas modalidades esportivas que consegue proporcionar aos atletas competições com regularidade mesmo na pandemia de covid-19. Usando computadores, os enxadristas medem forças virtualmente. A disputa não tem aquele tradicional ‘olho a olho’, mas nada que possa parar a tradição de conquistas de Ponta Grossa no esporte. Um exemplo veio no último final de semana.

Dois ponta-grossenses levaram o ouro no Campeonato Paranaense de Xadrez Online, organizado pela Fexpar – a Federação Estadual da modalidade. Leonardo Hisao Herai Borges faturou o título na categoria Sub-16 Masculino. Representante de Ponta Grossa e também do Colégio Sepam, ele bateu Rômulo Cardoso e Luiz Matheus da Silva, que completaram as três primeiras posições.

Mas a principal cidade dos Campos Gerais não se resumiu ao masculino. Na categoria Sub-18 Feminina, a ponta-grossense Fabiana Tonse Maciel fez valer a sua força e concretizou o primeiro lugar. O resultado veio com ‘dobradinha’, pois Giovanna Eduarda Pavlak, também de Ponta Grossa, terminou com a segunda colocação. Clara Machado Juliatto completou o ‘pódio virtual’.

O município ainda contou com outros três participantes no evento online. Todos, inclusive os medalhistas de ouro, integram a Seleção de Ponta Grossa nos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). Eles são treinados e orientados pelos professores Lucas Borges e Amazonas Neto, entusiastas locais do esporte.

Mais pódio

As conquistas no Paranaense de Xadrez Online foram além. No Sub-18 Masculino, Anderson Lemes da Silva e Clemerson Alexandre Krul passaram ‘raspando’ pelo primeiro lugar. A dupla terminou, respectivamente, na segunda e terceira colocações. A vitória da categoria ficou com João Gabriel Muniz Szuba, de Curitiba. Já no Sub-16 Feminino, Nicoli Saldanha, também de Ponta Grossa, fechou a competição com o quarto lugar.

O Estadual Online foi composto por uma fase classificatória, uma semifinal e uma etapa final, reunindo destaques da base paranaense.

Foco

A partir de agora o foco dos professores de xadrez está nos jogadores mais jovens. Pela frente estão os classificatórios do Paranaense Sub-8 a Sub-14. Os mais ‘experientes’ aguardam a realização do Campeonato Brasileiro e dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.