em

Humai-UEPG amplia o número de leitos pediátricos

A unidade hospitalar conta agora com 32 leitos pediátricos (foto: Tierri Angeluci)

O Hospital Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG) supera, todos os meses, os números de internamentos e cirurgias pediátricas. Em abril de 2024, foram mais de 530 internações e 100 cirurgias em crianças e adolescentes, para procedimentos de média complexidade.

O Hospital finaliza nesta quarta-feira (22) a abertura de dez novos leitos clínicos para atendimentos infantis. Com a ampliação, a unidade hospitalar conta agora com 32 leitos pediátricos, sendo 12 cirúrgicos e dois para fototerapia.

Com a aproximação do inverno, aumentam os casos de síndromes respiratórias, como gripe, pneumonia, asma e Covid-19. Pensando nisso, o Humai ampliou, após autorização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), a oferta de leitos pediátricos, liberando espaço para esse tipo de internamento.

Os dados de anos anteriores demonstram que há um aumento significativo nas internações nas clínicas pediátricas do Humai nos meses de abril a agosto, e os números de 2024 (média de 514 internações/mês) já superam a média do ano anterior (500 internações/mês).

Cirurgias no Humai

Até 2019, no Centro Cirúrgico do antigo Hospital da Criança, eram realizadas cerca de 40 cirurgias por ano. Hoje, são cerca de 100 cirurgias todos os meses, atendendo a dez sub-especialidades pediátricas.

O Humai atende, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes de três Regionais: 3ª, com sede em Ponta Grossa; 4ª, com sede em Irati; e 21ª, com sede em Telêmaco Borba; somando mais de 1,2 milhão de pessoas nesta área de abrangência.

Leia mais: Novos leitos de Dengue do HU-UEPG entram em funcionamento

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.