em

Após hiato de jogos, Operário estreia na Copa do Brasil

Operário treinou nesta terça-feira (16) em Bacabal. Foto: Divulgação/OFEC

O Operário Ferroviário começa nesta quarta-feira (17) a quarta participação na Copa do Brasil – segunda consecutiva. No interior do Maranhão, o Fantasma visita o Juventude Samas, a partir das 15h30, no Estádio Pinheirão. Quem vencer o confronto único avança para a segunda fase. O alvinegro tem a vantagem do empate pela melhor colocação no ranking da CBF.

O time comandado por Matheus Costa ficou mais de duas semanas sem entrar em campo. Após o empate por 1 a 1 com o Azuriz na estreia do Paranaense, o time passou por dias de incerteza. Por causa do agravamento da pandemia no estado, a Federação até tentou marcar partidas da competição, mas não conseguiu alocar jogos do Operário no período, restando ao time focar somente na Copa do Brasil.

“A gente sempre procurou fazer o nosso melhor trabalho nesse tempo. Fico satisfeito com o elenco que tenho em mãos, pois passamos por um momento muito delicado, mas os atletas assimilaram muito bem isso. Todos estão em ótimas condições para enfrentar o Juventude. A nossa cabeça é sempre no jogo. Não há motivação maior do que participar de uma partida de Copa do Brasil”, afirmou Matheus Costa ao ser questionado sobre o momento complicado da saúde.

Esse período também dificultou a organização de treinos. A última atividade coletiva aconteceu nesta terça-feira (16) no Estádio José Luís Nery Corrêa, em Bacabal, onde a delegação alvinegra está hospedada para o confronto.

A tendência é que o técnico Matheus Costa aposte na equipe base que encerrou a Série B do Brasileiro. As dúvidas estão na lateral direita, onde há disputa entre Fábio Alemão e o recém-contratado Lucas Mendes, e no meio, com briga entre Pedro Ken e Rafael Chorão.

Uma possível novidade é a volta de Marcelo, que viajou após se recuperar de lesão muscular na coxa direita. No entanto, se ele for usado pela comissão técnica, será no segundo tempo. “Aceleramos o processo de recuperação dele em virtude da importância do jogo. Conversei com o Marcelo em particular para ver como estava se sentindo e em nenhum momento negou viajar. O risco existe, mas é calculado”, confirma o treinador.

Adversário

O Juventude Samas (MA) é um dos 11 clubes estreantes na Copa do Brasil. Os maranhenses conseguiram o acesso à elite do Estadual em 2019 e, no ano passado, terminaram a competição no terceiro lugar. Com o bom desempenho conseguiram a chance de representar o estado nordestino na competição nacional ao lado de Sampaio Corrêa e Moto Club.

O clube foi fundado em 14 de junho de 1979. São 41 anos de história. O apelido carinhoso é Poraquê – um dos populares peixes-elétricos encontrados na Bacia Amazônica.

Neste ano, o representante de São Mateus do Maranhão, cidade a 190 quilômetros da capital São Luís e com cerca de 42 mil habitantes, também disputa a Série D do Campeonato Brasileiro e o Campeonato Maranhense, torneio em que aparece na terceira colocação com sete pontos: duas vitórias, um empate e uma derrota.

“O Juventude é muito forte no fator casa e tem prevalecido assim nos últimos tempos. Não podemos usar o regulamento. O empate nos favorece, mas temos que entrar procurando vencer. Não podemos correr riscos, mas o ímpeto é de quem procura atacar”, assegura Matheus Costa sobre o adversário maranhense.

Transmissão

A estreia do Operário Ferroviário na Copa do Brasil, às 15h30, no Maranhão, terá transmissão ao vivo pela plataforma de streaming Mycujoo: www.mycujoo.tv. O duelo também estará disponível no site oficial da CBF. A definição veio nesta terça-feira (16) após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fechar com a empresa para exibição das partidas que não serão televisionadas pela detentora dos direitos.

Funcionários do Fantasma estão em home office

Os funcionários dos departamentos Administrativo, Financeiro, de Comunicação e de Categorias de Base do Operário Ferroviário iniciaram o regime de trabalho em home office por tempo indeterminado. A iniciativa, adotada desde a última sexta-feira (12), faz parte das medidas do clube no enfrentamento da pandemia de covid-19.

O formato já havia sido adotado pelo clube de março a agosto de 2020. Após os cinco meses, o Operário optou pelo regime de trabalho híbrido, em que os funcionários dos departamentos intercalavam o modelo de atividades.

Na última semana, o Fantasma sofreu com a perda do diretor de Patrimônio do Grupo Gestor, Luiz Alci Menezes Ferreira. Aos 68 anos, ele não resistiu às complicações da covid-19 e morreu no Hospital Geral Unimed, em Ponta Grossa.

Jogo

Seguindo o protocolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Paranaense de Futebol (FPF), os atletas, membros da comissão técnica e demais pessoas envolvidas nas partidas realizam os testes na semana do jogo e precisam apresentar resultado negativo para participar do evento.

Ficha técnica

Juventude Samas: João Paulo; Dedé, Wallace, Betão e Caxambu; Cleyton, Dodá e Sílvio Tapajós; Rafinha, Baianinho e Alemão. Técnico: Toninho Pesso

Operário:
Simão; Fábio Alemão (Lucas Mendes), Rafael Bonfim, Léo Rigo e Fabiano; Leandro Vilela, Pedro Ken (Rafael Chorão) e Tomás Bastos; Jean Carlo, Rafael Oller e Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa

Data/Horário:
17/03/2021 (quarta-feira), às 15h30
Local:
Estádio Pinheirão, em São Mateus do Maranhão (MA)
Arbitragem:
Wanderson Alves de Sousa (MG) auxiliado por Ricardo Junio de Souza (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.