em

Foi picado por cobra? Aranha? Escorpião? Veja onde buscar ajuda em PG

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Acidentes com animais peçonhentos precisam de atendimento rápido. Em alguns casos, o veneno pode levar a pessoa à morte. O público mais suscetível de sofrer consequências por falta de atendimento imediato são as crianças e os idosos.

Leia mais: Câmara quer soro contra picada de cobra em todas as unidades de saúde de PG

Mas em Ponta Grossa você sabe onde buscar ajuda caso leve uma picada de cobra, aranha ou escorpião? Antes de o Hospital Municipal Amadeu Puppi ser fechado, há exatos dois anos, e transferido para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a referência para esse tipo de atendimento era lá.

E agora?

De acordo com a Prefeitura, nos casos de acidentes com cobra, os pacientes devem se dirigir a uma das duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade. Uma delas fica no Centro (Santana) – apenas para atendimento de adultos – e a outra no Núcleo Santa Paula, que atende todas as idades. Nesses casos, as equipes fazem a avaliação quanto à necessidade de soro antiofídico. “Já em outros tipos de acidentes com animais peçonhentos, tais como aranha, escorpião ou lagarta, o atendimento poderá ser realizado nas Unidades de Saúde”, explica o texto enviado pela Prefeitura. “Havendo necessidade de soroterapia específica, a Unidade de Saúde fará o encaminhamento para uma Unidade de Pronto-Atendimento”, conclui a nota.

Mordida de cão

Em caso de mordida de cão desconhecido, a pessoa pode ter de receber a vacina antirrábica. Mas isso dependerá da avaliação médica e o local ideal para se buscar ajuda é a UPA.

Leia também: Causa animal motiva discussão entre vereadores de Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.