em

Fim de ano movimenta turismo de Ponta Grossa

Hotéis chegam a 80% de ocupação e parques a 70% de ingressos vendidos antecipadamente

Balonismo no Parque Vilha Velha | Turismo em Ponta Grossa
Foto: Divulgação

Apesar de a praia ser o destino de muitos ponta-grossenses no fim de ano, a cidade tem sido destino de muitas famílias e grupos de outras cidades e estados do país. O turismo de Ponta Grossa, cada vez mais impulsionado pela estruturação do setor, teve um 2021 positivo e vai fechar o ano da mesma forma: há hotéis com ocupação média de 80% em dezembro e parques com 70% de ingressos vendidos antecipadamente, por exemplo.

E, além dos números, o que mais tem orgulhado representantes do segmento é o perfil dos viajantes. Do tradicional turismo de negócios ou cidade de passagem, Ponta Grossa tem “virado a chave” e se tornado destino turístico, ainda que brevemente.

“É comum nesta data Ponta Grossa ser ‘dormitório’, principalmente de quem faz viagens longas como de Goiás, Mato Grosso e São Paulo rumo ao litoral, por exemplo. Mas o que está ocorrendo ultimamente é que PG está segurando esse pessoal por pelo menos um ou dois dias para fazer turismo. Além disso, também estamos com reservas de pessoal que entra dia 30 ou 31 e vai sair só domingo, dia 2”, conta a proprietária do Village Hotel, Marilian Cybulski, que também revela que durante todo o ano contou com um bom número de reservas e desde o natal está com ocupação completa.

Leia também: Conheça e se aventure nas cachoeiras dos Campos Gerais

Alta taxa de ocupação

Este é o mesmo caso do Premium Vila Velha Hotel, que define a ocupação como “excelente”. “Estamos comparando a dezembro pré-pandemia, com a diferença de que os hóspedes que estão vindo são turistas de passeio, famílias. E estes, diferente daquele que vem para trabalhar – que volta cansado e janta no hotel mesmo – vem feliz, disposto a passear e gastar na cidade”, relata a gerente Alecsandra Hypolito.

“Neste semana tivemos uma noite em que chegou um grupo de casais com os filhos que ocuparam 25 apartamentos, por exemplo, isso sem contar as demais famílias e ate mesmo excursões. E a expectativa para janeiro é se igualar ou ser ainda melhor que dezembro”, avalia.

No caso do Ponta Grossa Planalto Select Hotal, a média de ocupação em dezembro é 80%. “Vamos fechar o mês com essa média também. Temos muitas reservas de última hora, principalmente dos viajantes que seguem em sua maioria para as praias de Santa Catarina”, lembra o coordenador de atendimento e reservas, Marcio Luis Camargo.

Reservas de última hora

As reservas de última hora ainda são comuns na cidade. O coordenador de recepção e reservas do Bourbon Convention Hotel, Eloi Philippsen, conta que no natal, por exemplo, a ocupação foi multiplicada 20 vezes. “Durante a manhã estávamos com duas entradas previstas, mas finalizamos o dia com 40 entradas. Muita gente chega sem reserva ou faz de última hora, e para isso temos uma lista de contatos de colaboradores que chamamos temporariamente para nos ajudar”, conta ele.

Parques mais estruturados atraem visitantes 

Além da diminuição de casos de covid-19 provocada pelo avanço da vacinação, outro fator tem atraído mais o turismo de passeio a Ponta Grossa: a estruturação dos grandes parques.

O Buraco do Padre, que passou a fazer um controle mais rígido de visitantes e inaugurou há pouco mais de um ano novas atrações como a tirolesa, por exemplo, está com 70% dos ingressos já vendidos antecipadamente neste fim de ano. “Nos fins de semana o parque tem lotado. Antes do Natal recebemos muitas excursões e agora o forte são as famílias. Neste período estamos abertos diariamente até o dia 9 de janeiro”, conta o gestor Álvaro Fernandes Dias Filho.

No Parque Vila Velha, desde o Natal a média tem sido de 600 visitantes por ano. “A nossa perspectiva é que esse número seja mantido durante os últimos dias de 2021 e para o primeiro fim de semana de 2022, dias 1 e 2 de janeiro, estamos esperando cerca de 2.200 visitantes no parque, com a previsão de tempo bom e movimentação de pessoas viajando pelas estradas que cortam a região dos Campos Gerais e incluem o Parque Vila Velha no roteiro de passeio”, destaca Leandro Ribas, gestor do Parque Vila Velha

Ele lembra, ainda, que os ingressos para a temporada 2022 da Caminhada Noturna, o passeio mais procurado no parque, já estão à venda. Para 2022, o parque realizará mais Caminhadas Noturnas para atender à grande demanda por essa experiência em noites nos finais de semana próximos de Lua Nova e Lua Cheia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.