em

Fábrica da Ambev de Ponta Grossa será ampliada

Com uma área total de 2,6 milhões de m², a Ambev de PG, segunda maior empresa da cidade, atualmente conta com quatro linhas de produção (Foto: Divulgação)

A Cervejaria Adriática, unidade da Ambev inaugurada em Ponta Grossa em maio de 2016, em breve passará por uma ampliação. A empresa requereu recentemente ao Instituto Água e Terra (IAT) a Licença Prévia de Ampliação para Fabricação de Malte, Cervejas e Chopes.

A reportagem do Diário dos Campos entrou em contato com a indústria para questionar mais detalhes do projeto, como valor do investimento, quantidade de empregos que serão gerados e no que consiste a ampliação produtiva, mas a assessoria de imprensa apenas confirmou que o projeto está em andamento e afirmou que neste momento não serão reveladas mais informações – porém, a previsão é de que ainda neste ano haja um anúncio oficial sobre a obra.

Em conversa com o DC, fontes ligadas ao setor cervejeiro disseram que a ampliação deve aumentar em 50% as linhas de produção da unidade. A Ambev foi inaugurada com quatro linhas, mas, segundo o relato obtido pela reportagem, com capacidade para totalizar mais onze. A expectativa é de que esta ampliação implante mais duas, para que a unidade conte com seis linhas de produção.

De acordo com as informações oficiais, a capacidade anual instalada é de 6 milhões hectolitros por ano – o equivalente a 600 milhões de litros/ano – e hoje a produção mensal varia de acordo com a demanda. Caso a aposta do mercado esteja correta, seja aumentando a quantidade de marcas produzidas ou passando a fabricar outros rótulos, com a ampliação a cervejaria teria capacidade de render 900 milhões de litro ao ano.

Cervejaria Adriática

Localizada no KM 462 da Rodovia BR 376, a Cervejaria Ambev Adriática de Ponta Grossa é a mais nova unidade fabril da Ambev. Segundo informações da própria empresa, a unidade está entre as maiores produtoras da marca Budweiser do país e também fabrica as marcas Original, Skol, Brahma, Brahma Chopp, Antárctica, Serra Malte e Skol Puro Malte em diversos formatos, como garrafas de 1 litro, 600 ml e 550 ml, latas de 350 ml, 269 ml e 473 ml, além de barris de Chopp Brahma.

A última informação atualizada aponta que a empresa empregava mais de 700 funcionários entre diretos e terceiros até fevereiro (407 diretos e aproximadamente 300 terceiros). Foram aplicados R$ 848 milhões na sua construção, inaugurada em 2016.

Confira como é a fábrica e saiba mais sobre ela na reportagem que o DC fez sobre o programa de visitação na unidade.

Polo cervejeiro

A título comparativo, enquanto que atualmente a Ambev local produz 6 milhões de hectolitros por ano e a expectativa é que aumente para 9 milhões ao ano, a última ampliação da Heineken de Ponta Grossa (em 2016) elevou a sua capacidade produtiva para 4,6 milhões de hectolitros. Neste ano mais uma ampliação foi anunciada, porém não foi informado o total oficial – apenas que a capacidade seria aumentada em 75%, o que elevaria a sua possibilidade produtiva para 8 milhões de hectolitros ao ano.

De acordo com dados repassados recentemente à reportagem do DC pela Secretaria Municipal da Fazenda, as duas gigantes do setor, juntas, somaram mais de R$ 1,34 bilhão em riquezas geradas em Ponta Grossa no ano passado (valor adicionado). Enquanto que a Ambev possui o título de segunda maior empresa da cidade, a Heineken ocupa a terceira posição.

Relembre a reportagem sobre as maiores empresas de Ponta Grossa.

Foto: Fábio Matavelli

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.