em

Em fase de intensa dor, equipe da UPA se une para salvar vidas

Equipe da UPA trabalha diariamente no combate à covid-19. Foto: Arquivo Pessoal

Lotada de pacientes com sintomas respiratórios e sem espaço para receber mais pessoas, a UPA Santa Paula convive diariamente com o tratamento da covid-19. E diante de um cenário de colapso os profissionais da linha de frente se juntam e unem forças pelas vidas. Nesta sexta-feira (12) uma foto com boa parte da equipe circula nas redes sociais, mostrando alguns daqueles que estão em uma rotina de intensa luta.

Os dias e as noites, conforme relatos, estão sendo de profunda tristeza e dor por conta do cenário em que o sistema de saúde se encontra. Praticamente não há espaço para descanso físico e mental. As incertezas fazem parte do cotidiano em relação ao quadro clínico dos pacientes.

De forma geral, o coronavírus é traiçoeiro e torna esse quadro de saúde oscilante. Além disso, as pessoas internadas estão passando cada vez mais tempo dentro das unidades.

Apesar do medo e da dor que consome os profissionais internamente, eles garantem que ali há muito comprometimento, carinho e amor com cada um. A batalha perdura.

Colapso

A UPA Santa Paula precisou fechar as portas na noite de quarta-feira (10). Lotada com 40 internados, a Unidade já dava indícios do colapso.

dcmais vinha acompanhando diariamente a dificuldade de atendimentos no local por conta da sobrecarga. Com os demais hospitais cheios, pacientes ponta-grossenses de covid-19 vinham morrendo com maior frequência na UPA, sem UTI.

Funcionários vinham relatando à reportagem nas últimas semanas as dificuldades enfrentadas com o excesso de pacientes. De forma geral, o tratamento do quadro clínico é o mais adequado possível, mas a UPA, por exemplo, não possui todos os profissionais de saúde necessários para configurar um serviço de UTI.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde informou que “está direcionando os pacientes para as Unidades de Saúde com atendimento exclusivo para pessoas suspeitas ou confirmadas de covid”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.