em

Dois asilos de Ponta Grossa têm 12% dos óbitos por covid-19

Rotary testou idosos de dois asilos (Divulgação)

Até a última terça-feira (6), Ponta Grossa havia registrado 114 óbitos ocasionados pela covid-19. De todos esses casos, pelo menos 14 – o que equivale a cerca de 12% – eram moradores de dois asilos da cidade: Lar das Vovozinhas Balbina Branco e Asilo São Vicente de Paulo. Esses são os casos oficiais até o momento. Mas o Serviço Funerário Municipal lista mais óbitos nesses endereços, que estão na lista de 13 mortes ainda sob a investigação da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O alto número de vítimas fatais entre os moradores de duas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Ponta Grossa levou a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) a reconhecer a ocorrência de surto nas duas sedes mencionadas. Sendo os idosos integrantes de grupo de risco, e estando em um mesmo ambiente, a possibilidade de contágio é considerada alta, embora a instituições venham adotando todas as medidas de contenção.

Questionada pela reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, a FMS informou que tem equipes realizando monitoramento, e que a Atenção Primária está dando apoio às ILPIs. “O município fez a fiscalização, orientações e alertou dos riscos se as medidas não forem devidamente seguidas, podendo, inclusive, ocorrer notificação junto ao Ministério Público. A FMS ressalta que o papel do município está sendo desenvolvido de forma criteriosa”, informou a fundação, por meio da assessoria de imprensa.

Testes

Sabendo que a população idosa é a mais vulnerável em relação à doença, o Rotary Club de Ponta Grossa Vila Velha realizou a testagem em massa em dois asilos da cidade. O Projeto Corona Zero é feito em parceria com o Ministério da Saúde. Na última semana, foram testadas 67 pessoas (entre idosos e funcionários) no Lar das Vovozinhas Balbina Branco e 48 idosos na Colmeia Espírita Cristã Abegail.

Todos os testes tiveram resultado negativo, incluindo no Lar das Vovozinhas, onde já houve pelo menos vítimas confirmadas. Até mesmo idosos em isolamento, e que já haviam sido positivados, tiveram agora resultado negativo. A testagem indica que o contágio foi estancado. Mas o Rotary ainda aguarda o resultado dos exames dos funcionários da instituição.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.