em

GM aborda moradores de rua em praça no Centro de Ponta Grossa

Guarda Municipal flagrou facas e bebida alcoólica na praça em 2020 (Arquivo DC)

Denúncias levaram a Guarda Municipal a realizar abordagem, na tarde desta quarta-feira (7), na Praça Barão de Guaraúna, no Centro de Ponta Grossa. Um grupo de pessoas em situação de rua foi alvo da ação. Pelo menos sete pessoas foram revistadas e os agentes buscaram identificá-los. Muitos não portavam documentação.

Durante a atividade, os agentes revistaram as imediações. Escondidas em meio às árvores e sob tampas da rede de esgoto, foram encontradas garrafas de bebida alcoólica e estoques (facas improvisadas.

Segundo populares, a presença do grupo é constante no local. Alguns deles ameaçam transeuntes. A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais conversou com comerciantes da região, que relataram ser frequente o comércio e consumo de entorpecentes no local.

De acordo com a Fundação Municipal de Assistência Social (Faspg), no último mês foram registradas 69 pessoas em situação de rua. No entanto, o número flutua e é difícil de ser confirmado.

“Cabe ressaltar a diferença entre morador de rua e situação de rua. Morador de rua é aquele que não possui residência e faz da rua sua moradia, e situação de rua são aqueles que possuem residência e utilizam a rua como forma de sobrevivência”, explica a Faspg. Em média, a cidade tem atualmente 30 moradores de rua.

Abordagem social

A população que identificar pessoas em situação de rua também pode acionar o plantão da Abordagem Social (98872-3820). Segundo a Faspg, uma equipe se deslocará até o local para proceder com o atendimento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.