em

Continental inicia nova ampliação em Ponta Grossa

A divisão Contitech da indústria de peças automotivas começou a construção de um novo espaço um ano depois de comprar máquinas para produzir produtos diferentes

Nesta etapa está em andamento a construção de mais 1.200 m² dentro do complexo industrial da Contitech localizado no Distrito Industrial de Ponta Grossa (Foto: José Aldinan)

Por Millena Sartori

A Contitech, divisão da Continental em Ponta Grossa, está fazendo mais uma ampliação na sua planta fabril da cidade. Um ano após investir em novas máquinas para passar a produzir uma maior variedade de produtos na cidade, a empresa iniciou no começo de novembro a construção de uma área de 1.200 m² dentro do seu complexo, localizado no Distrito Industrial. De acordo com fontes ouvidas pela reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais, esta etapa da obra refere-se à da licença de instalação de ampliação obtida no final de outubro e deve ser finalizada até o final de fevereiro.

Questionada pela reportagem sobre detalhes do projeto, como valor aplicado, motivo do investimento e quantidade de empregos que devem ser gerados, a assessoria de imprensa da empresa disse apenas que “neste momento a Continental não vai participar da matéria”.

“Eles estão negociando incentivos com o programa Paraná Competitivo primeiro, então não sabemos muitos detalhes sobre a ampliação. Mas acho que estão querendo trazer pra cá alguma coisa que fabricam fora de Ponta Grossa”, afirma o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, citando que um produto da marca que ainda não é produzido na cidade e poderia passar a ser fabricado na unidade local é pneu.

Nova ampliação

No primeiro semestre do ano passado a Continental já havia investido na ampliação da produção da Contitech de Ponta Grossa. Foram adquiridas novas máquinas para a fábrica, que passou a produzir itens como um sistema de ar condicionado que reduz, em média, 10% do consumo de combustível, um sistema de refrigeração para motor turbo pioneiro no País, que consiste em um tubo de aço que realiza a transmissão do óleo que refrigera o sistema de motorização, e mangueiras de radiador desenvolvidas integralmente pela equipe da Continental.

As peças foram voltadas para equipar novos carros da General Motors (Chevrolet). Na época a assessoria de imprensa da Continental afirmou ao Diário dos Campos que pelo menos três novos modelos da montadora contariam com os novos produtos – um deles seria o Onix Plus, lançado em outubro.

O investimento ampliou o quadro de funcionários da indústria, que passou de aproximadamente mil funcionários para mais de 1.200 no final do ano.

A Continental é a sexta maior geradora de riquezas em Ponta Grossa (Foto: José Aldinan)

Produção local

Em Ponta Grossa a Continental concentra a produção em quatro unidades de negócios, tendo como principais segmentos de mercado as indústrias automotiva, agrícola e de mineração. Entre os itens fabricados estão componentes e sistemas de montagem otimizados para vibração de motores, transmissões e outros componentes, correias transportadoras têxteis (voltadas para mineração, siderurgia e mercado agrícola) e com cabos de aço (voltadas para mineração, cimenteiras, carboníferas, pedreiras, usinas termoelétricas, siderurgia e portos”, além de correiras elevadoras para serviços de grãos industriais. Também são feitos sistemas de ar condicionado, refrigeração de motores turbo e mangueiras de radiador, correias automotivas e tensores.

Dados repassados pela Secretaria Municipal da Fazenda apontam que a Continental é a sexta empresa que mais produz riquezas em Ponta Grossa, de acordo com a classificação feita pela geração de valor adicionado – o qual a Contitech somou R$ 270,71 milhões no ano passado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.