em

Ameaçado pelo ‘Z4’, Operário pega o Sampaio Corrêa no GK

Foto: Lucas Almeida/SCFC

O Operário Ferroviário joga pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro em situação delicada. A diferença alvinegra para a zona de rebaixamento caiu para seis pontos, o que aumenta a responsabilidade de vitória sobre o Sampaio Corrêa. O duelo com o time maranhense é nesta sexta-feira (11), a partir das 16h, no Estádio Germano Krüger.

Há três jogos sem vencer e estacionado nos 34 pontos, o Fantasma viu rivais da parte inferior da classificação se aproximarem perigosamente. Em especial, Figueirense (SC) e Náutico (PE), que abrem o ‘Z4’. O ‘Figueira’ chegou aos 28 pontos após vencer o Paraná Clube, em Curitiba, por 2 a 0.

O lado positivo na luta contra a queda é que o Operário já enfrentou os dois adversários diretos, somando seis pontos contra os catarinenses e quatro diante dos pernambucanos.

Nas 11 rodadas finais, o time comandado por Matheus Costa tem ao menos cinco confrontos de ‘seis pontos’. Enfrenta o Vitória na Bahia (32ª rodada), o Oeste em casa (33ª), o CRB também no Germano Krüger (35ª), o Cruzeiro no Mineirão (36ª), e o Botafogo-SP em Ribeirão Preto (38ª). A intenção da comissão técnica é alcançar os 45 pontos com agilidade para não ver o cenário se apetar ainda mais.

Por isso, antes da sequência decisiva, o foco está voltado ao Sampaio Corrêa – terceiro colocado da Série B com 44 pontos.

Crescimento

No primeiro turno, o Operário venceu o Sampaio por 1 a 0 no Maranhão. Foi naquele jogo que o centroavante Roger marcou o único gol com a camisa do Fantasma. De lá para cá, os maranhenses cresceram na competição e engataram resultados positivos que levaram o clube ao ‘G4’.

O astro da evolução é o atacante Caio Dantas. Com 17 gols marcados, ele é o artilheiro da Série B 2020. Para efeito comparativo, o goleador do Operário na segunda divisão é Douglas Coutinho, que balançou as redes três vezes apenas.

No compromisso em Ponta Grossa, o técnico Léo Condé deve escalar a mesma equipe que enfrentou o América-MG, fora de casa, na rodada anterior. A partida terminou com derrota do Sampaio Corrêa por 2 a 1.

Problemas

Matheus Costa segue com uma lista longa de desfalques por ordem médica. Estão fora Alex Silva, Tomás Bastos, Marcelo, Pedro Ken, Jean Carlo e Maranhão. Para piorar, o treinador perdeu Rafael Chorão, que recebeu o terceiro amarelo na derrota de 3 a 0 para o Guarani em Campinas.

Assim, a tendência é que Clayton ocupe a vaga entre os titulares. Ele e Thomaz Santos são os únicos meio-campistas ofensivos que o Operário tem à disposição para a partida desta sexta-feira.

Ficha técnica

Operário: Thiago Braga; Sávio, Rafael Bonfim, Ricardo Silva e Fabiano; Leandro Vilela, Mazinho (Jiménez) e Clayton; Thomaz Santos, Diego Cardoso (Douglas Coutinho) e Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa

Sampaio Corrêa: Gustavo; Luís Gustavo, Paulo Sérgio, Daniel Felipe e Marlon; Léo Costa, Vinícius Kiss e Marcinho; Roney, Caio Dantas e Diego Tavares. Técnico: Léo Condé

Data/Horário: 11/12/2020 (sexta-feira), às 16h
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN) auxiliado por Luís Carlos de França Costa (RN) e Reinaldo de Souza Moura (RN)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.