em

Arbitral define disputa do Campeonato Paranaense 2021

Foto: Arquivo/José Tramontin/OFEC

Na tarde desta quinta-feira (10), o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Pereira Cury, se reuniu com representantes das 12 equipes que disputarão o Campeonato Paranaense de 2021. O encontro virtual definiu os detalhes da competição. Participaram do Arbitral: Azuriz, Athletico, Cascavel CR, Cianorte, Coritiba, FC Cascavel, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube, Rio Branco e Toledo. 

Principal competição do Estado, o Campeonato Paranaense 2021 tem início previsto para 28 de fevereiro e o término em 23 de maio, tendo a fórmula repetida da competição deste ano.

1ª Fase

Os clubes se enfrentam em turno único, com seis mandos de campo para os classificados de primeiro a sexto lugares na classificação geral da competição na temporada anterior, e cinco mandos para os demais, conforme tabela de jogos a ser divulgada pelo Departamento de Competições da FPF.

Seguem para a segunda fase os oito melhores classificados ao final do turno único. Os dois que somarem o menor número de pontos (11º e 12º colocados) serão rebaixados.

2ª Fase

Nas quartas de final, os oito classificados são divididos em chaves de ‘mata-mata’ e jogam em partidas de ida e volta. O cruzamento será: 1° x 8°; 2° x 7°; 3° x 6°; e 4° x 5°.

O mando de campo da segunda partida será atribuído ao clube com a melhor classificação na primeira fase. Caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado o primeiro critério de desempate: o saldo de gols. Persistindo o empate, a disputa será nas penalidades. 

O sistema segue nesse modelo até a decisão, quando será conhecido o campeão do estado.

Inscrições e vagas

Na reunião também ficou definido que não haverá limite de quantidade de atletas para registro e que os mesmos podem ser inclusos no BID-e até o último dia útil anterior à oitava rodada da primeira fase.

Serão disponibilizadas vagas para o Campeonato Brasileiro da Série D de acordo com o ranking nacional de clubes da CBF.

Transmissão

Até o momento, o Campeonato Paranaense 2021 não possui proposta para transmissão televisiva, o que pode impactar na verba dos clubes, em especial daqueles que não possuem calendário o ano todo.

Em 2020, a plataforma streaming DAZN exibiu as partidas do Estadual. Porém, a empresa rompeu com a Federação Paranaense, conforme o contrato permitia, e desistiu das transmissões. Nenhum canal mostrou interesse até então.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.