26 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Comércio de PG reabre, mas toque de recolher continua até dia 17


Por politica Publicado 09/03/2021 às 23h30 Atualizado 21/02/2026 às 15h45
Ouvir: 00:00

Conforme decreto 7020/21, publicado pelo governo do Paraná na sexta-feira (5) e ratificado pela Prefeitura de Ponta Grossa por meio do decreto 18.719/21, publicado no sábado (6), as atividades do comércio de rua não essenciais poderão ser retomadas nesta quarta-feira (10), com uma série de medidas restritivas que valem até o dia 17 de março. O toque de recolher, no entanto, segue em vigor até, pelo menos, a próxima quarta-feira (17).

O que pode funcionar
Nesta quarta-feira, diversos segmentos poderão retomar o atendimento, que deve acontecer de segunda a sexta-feira, devendo permanecer fechados no final de semana.

As atividades comerciais de rua não essenciais, galerias e centros comerciais e de prestação de serviços não essenciais, poderão atender das 10 horas às 17 horas, com limitação de 50% de ocupação.

As academias de musculação, crossfit e ginástica funcionarão das 6 horas às 20 horas, com limitação de 30% de ocupação.

Já os shopping centers poderão funcionar, das 11 horas às 20 horas, também somente de segunda a sexta-feira, com limitação de 50% de ocupação.

Restaurantes, bares e lanchonetes podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 10 horas às 20 horas, com limitação da capacidade em 50%. O funcionamento durante 24 horas é permitido na modalidade de entrega. Já durante os finais de semana fica proibido o consumo no local, sendo permitido o funcionamento apenas por meio das modalidades de entrega.

Salões de beleza e barbearias, podem atender de segunda a sexta, das 7 horas as 19 horas, com limitação de 30% de ocupação, mediante agendamento prévio.

No sábado e domingo (13 e 14) haverá a suspensão do funcionamento dos serviços e atividades considerados não essenciais.

Serviços essenciais
As demais atividades e serviços essenciais, como supermercados, farmácias e clínicas médicas podem funcionar, conforme os decretos, sem qualquer limitação de horário, durante todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana. No entanto, em Ponta Grossa, o acesso aos supermercados só é permitido por um membro por família, sendo proibida a entrada de crianças menores de 14 anos.

Aulas presenciais
As aulas presenciais em escolas estaduais públicas e privadas, assim como universidades públicas e entidades conveniadas com o Estado do Paraná, em sistema híbrido, podem ser retomada nesta quarta-feira (10), com taxa de ocupação das salas de aula de até 30% da capacidade. Na rede pública municipal de Ponta Grossa, o retorno, que estava previsto para a próxima segunda-feira (15), foi adiado para 5 de abril. Segundo a prefeitura, a decisão de adiar retorno presencial para CMEIs, CEIs conveniados e escolas municipais (até o 5º ano), se baseia na evolução da pandemia registrada na cidade.

Igrejas
A recomendação da Sesa é que, sempre que possível, os líderes religiosos e a população realizem seus atos religiosos de forma não presencial. Os espaços destinados à celebração de cultos religiosos podem funcionar com até 15% da capacidade, garantido o afastamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, entre uma série de outras medidas sanitárias.

Recreação
Até o dia 17 de março permanece suspenso em todo o Paraná o funcionamento de casas de shows, circos, teatros, cinemas, museus e atividades correlatas; casas de festas, assim como parques infantis e temáticos; espaços destinados a mostras comerciais, eventos técnicos, congressos, convenções; casas noturnas.

Em Ponta Grossa, estão proibidas reuniões com aglomeração de pessoas, incluindo comemorações, confraternizações churrascos, com exceção de eventos para o mesmo núcleo familiar, com no máximo dez pessoas. Também estão suspensas as atividades esportivas coletivas amadoras de futebol, futsal, entre outras modalidades; assim como o uso de piscinas dos clubes, condomínios, restando permitido o uso em academias e escolas de natação, desde que até uma pessoa por raia.

Descumprimento
Conforme decreto da prefeitura de PG, o descumprimento das medidas determinadas pode resultar em notificação preliminar dos infratores para que se adequem à normas no prazo de 24 horas e, em caso de descumprimento, pode ser aplicada multa no valor de R$ 5.000; em caso de reincidência, a multa será dobrada e cumulada com a interdição do estabelecimento por 72 horas.

Toque de recolher vai até dia 17

O toque de recolher, segundo os decretos do governo do Paraná e da prefeitura de Ponta Grossa, continuam valendo até o dia 17. Assim, diariamente, no período das 20 horas às 5, há a restrição de circulação de pessoas em vias públicas. A exceção vale para para pessoas que exercem serviços e atividades essenciais.

Além disso, continua proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20 horas às 5 horas, diariamente, estendendo-se a proibição para todos os estabelecimentos comerciais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.