em

Boletins sugerem queda em contágios e mortes por covid-19

Foto: José Aldinan / Arquivo DC

A redução nos números diários da covid-19, registrada pelos boletins oficiais da doença em Ponta Grossa, provocou uma queda abrupta nas estatísticas de novos contágios e de mortes causadas pelo coronavírus nos últimos dias. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a média móvel de sete dias verificada no dia 6 foi de 77,57 casos/dia. No dia 1º, a média móvel no período era de 179,86 casos/dia.


A variação percentual, que no primeiro dia do mês era de -37,7% em sete dias, agora é de -64,3%. No período de 14 dias, a queda foi ainda mais acentuada, indo de -46,5% para -73,1%. A média móvel de óbitos também caiu. No período de sete dias entre 31 de março e 6 de abril ocorreram, em média, 5,8 mortes/dia. No dia 1º eram 7,5 mortes/dia. A variação nos últimos sete dias foi de -31,7% e em 14 dias foi de -43,1%.

Ao mesmo tempo que a queda é um alento, e pode ter relação com as ações adotadas pelo Governo do Estado e pelo município para restringir a circulação de pessoas, a FMS já informou que têm sido comuns as notificações de casos retroativos. Isso porque os resultados de testes realizados por laboratórios particulares e farmácias têm chegado para a prefeitura com sete a 10 dias de atraso, afirma o secretário municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco. Em 31 de março, isso significou a inclusão de 2.094 casos positivos retroativos, o que alterou a configuração dos boletins informados em quase todo o mês de março. Segundo Manjabosco, o delay nessas informações tem ocorrido desde o início da pandemia, modificando os gráficos oficiais.

Retroativos


Ao longo de todo o mês de março, não foi raro encontrar no boletim diário a inclusão de mais de 200 novos casos de contágio pela covid-19. Após a inclusão de 2.094 casos retroativos, os números se mostraram bem diferentes. Foram 178 casos dia 1º, outros 99 no dia 2, mais 63 no dia 3 e 48 no dia 4. No dia 5 foram impressionantes 21 novos casos e no dia 6 foram 47. No entanto, há resultados represados. Os boletins revelam que, entre os dias 4 e 6 foram registrados 414 novos resultados. No entanto, nessa terça-feira (6) havia 1.292 suspeitos, aguardando diagnóstico da coleta realizada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.