em

Ponta Grossa reduz mortes e contágios por covid-19

Foto: José Aldinan

Ponta Grossa registrou redução nas mortes atribuídas ao coronavírus, na média móvel* dos últimos sete e dos últimos 14 dias. É o que revelam a estatísticas oficiais da covid-19, em gráficos disponibilizados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) a pedido da reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais.

Conforme apontam os números, a média móvel de óbitos está em 7,57 casos por dia. A variação é de -26,4% nos últimos sete dias e de -15,9% em relação a 14 dias atrás. Reportagem do DC já havia apontado um princípio de redução na última quinta-feira (25), quando a média móvel era de 8,57 mortes/dia. Na ocasião, a variação em sete dias era de -4,8%, e ainda havia um aumento de 36,4% em relação aos 14 dias anteriores.

Os dados sugerem que as medidas restritivas impostas pelos decretos municipais 18.765 e 18.797 estão gerando resultados agora, passados 10 dias de fechamento do comércio e serviços não essenciais e, posteriormente, a abertura escalonada por horários.

O município também chega nesta quinta-feira (1º) ao 14º dia sem transporte público. O serviço foi suspenso, no esforço por conter as aglomerações e inibir as saídas desnecessárias da população, nesse momento de elevada taxa de ocupação de leitos nos hospitais da cidade.

*Média Móvel

A média móvel de casos pode ser obtida realizando a soma de diagnósticos obtidos em um dia e nos seis dias que o antecederam. Em seguida, o resultado é dividido por sete. O valor apresenta um parâmetro mais real do número analisado, porque reduz a variação ocasionada pelo represamento de resultados laboratoriais e por casos retroativos, por exemplo. A metodologia vem sendo usada pelas principais pesquisas relacionadas à covid-19.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.