em

Anúncio de ativação do Governo não altera quantidade de leitos no HU-UEPG

Foto: AEN

O Governo do Estado anunciou, na terça-feira (22), a ativação nesta de 15 novos leitos de enfermaria para atendimento exclusivo à covid-19. Cinco deles estão no Hospital Universitário Regional de Ponta Grossa (HU-UEPG) e os demais em Londrina. Contudo, a divulgação não aumenta a quantidade de espaços disponíveis para pacientes. A informação foi confirmada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), responsável pela administração do hospital.

“Os cinco leitos anunciados nesta terça-feira pelo Governo do Estado já integram a estrutura de atendimento do Hospital Universitário e, com a habilitação, passam a ser contabilizados pela Regulação Estadual. Assim, não há oferta de novos leitos para covid-19 no HU-UEPG”, emitiu em nota a universidade.

Assim, o HU-UEPG permanece com 64 leitos clínicos de covid, 46 de UTI e outros 23 no setor de Pronto Atendimento.

Então o que muda?

Na prática, a ativação anunciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) coloca esses cinco leitos já existentes na Regulação Estadual, o que não ocorria anteriormente. Com a mudança, eles passam a atender demandas dos pacientes de toda a região a partir da confirmação de disponibilidade por parte do Hospital ao Governo.

De acordo com a SESA, essa ampliação deixa Ponta Grossa com 129 leitos regulados, sendo 60 de UTI e 69 de enfermaria. “Estamos fazendo grande esforço para levar atendimento a todos os cantos do Paraná. A regionalização da saúde é a determinação do governador”, explica o secretário Beto Preto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.