em

PG circula mais mercadorias e serviços do que antes da pandemia

Arrecadação de ICMS de 2021 é superior ao mesmo período de 2020 e 2019

Foto: Millena Sartori/DC

Como o próprio nome já sugere, a arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) serve como um “termômetro” da economia, já que o tributo incide sobre a atividade comercial e de prestação de serviços. Em Ponta Grossa os resultados de 2021 têm superado os de 2020 e também os de 2019 – ano em que a pandemia não passava nem pelo imaginário popular.

De janeiro a 22 de junho de 2021 a cidade arrecadou R$ 516,28 milhões em ICMS, valor nominalmente (sem o desconto da inflação) 35,72% superior ao obtido no mesmo período do ano passado e 21,76% maior que o de dois anos atrás, no tempo pré-pandêmico.

Os dados são da 3ª Delegacia da Receita Estadual, que é sediada em Ponta Grossa e atende ainda outros 21 municípios.

Mês a mês

Segmentada, a tendência também é de evolução: comparados aos mesmos meses de anos anteriores, 2021 teve os maiores resultados mensais dos últimos quatro anos, pelo menos.

Comparativo com o estado

Comparando o resultado ponta-grossense à variação estadual a cidade também se destaca: enquanto que de janeiro a junho o município registra uma alta nominal de 35,72%, em todo o Paraná o incremento é de 22,74%. 

“Em síntese, a arrecadação do ICMS no município de Ponta Grossa apresentou um resultado muito superior ao apresentado para todo o PR; o que aponta tanto para uma tendência de recuperação da atividade econômica na região, quanto para a consistência no desempenho positivo da arrecadação, inclusive no período pré-pandemia; fruto do trabalho sério e técnico realizado pela administração tributária da 3ª DRR”, destaca a delegacia regional da Receita Estadual.

Região

Na região, o total arrecadado na parcial de 2021 chega a R$ 748,44 milhões, valor 37,33% superior ao registrado no ano passado e 28% maior que o do mesmo período de 2019. Quando avaliados os mesmos meses de cada ano o desempenho de 2021 também é o maior dos últimos quatro anos, pelo menos.

A maior arrecadadora dos 22 municípios que compõem a delegacia regional é Ponta Grossa, que corresponde a quase 69% do total dos Campos Gerais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.