em

AMTT efetua bloqueio de 441 benefícios no transporte

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) efetivou, neste ano, o bloqueio de 441 cartões de usuários do sistema de transporte público que possuíam benefícios. O número se refere apenas aos bloqueios realizados a partir da verificação biométrica. O sistema automático de câmeras instaladas nos ônibus que checam, através de reconhecimento facial, se a identidade do usuário coincide com a do cartão utilizado no momento da passagem pela catraca.

Os dados se referem à checagem realizada antes do período de férias, e ainda não contempla a contagem de eventuais cartões estudante usados no período de recesso escolar, que foi o que aumentou bastante o número de suspensões de benefícios em 2018.

No ano passado, o período registrou 2.134 bloqueios, dos quais 1.490 foram em função do uso inadequados do cartão estudante. A análise do eventual uso desses cartões nas férias de julho ainda não foram computadas pela autarquia.

Em 2018, quando o sistema de biometria facial começou a ser usado para fiscalizar fraudes no sistema, foram suspensos 634 benefícios por meio de checagem com câmeras. Assim como no ano passado, a maioria dos casos detectados se refere a pessoas que fizeram uso irregular do cartão destinado, exclusivamente, a pessoas com deficiência mental. No ano passado foram 300 casos desse tipo. Neste ano, até o momento, 242. Em seguida estão os cartões exclusivos para portadores de necessidades especiais (136 suspensões).

 

Regularização

Nos casos em que houver o bloqueio do benefícios, a orientação da AMTT é para que os usuários procurem o escritório da autarquia no terminal Central para que seja efetuada a regularização do benefício junto ao município. O atendimento ao público acontece de segunda à sexta-feira das 9 às 17 horas. Do total de bloqueios em 2019, 136 já foram regularizados.

43 – É o número de ônibus que dispõe da biometria facial. A intenção do município é incluir a tecnologia em todos os 217 carros e ampliar a fiscalização.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.