28 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Secretário de Saúde do PR aponta para possível retorno das aulas em 19 de outubro


Por Da Redação Publicado 06/10/2020 às 21h29 Atualizado 23/02/2026 às 15h19
Ouvir: 00:00
(Foto: Ari Dias/AEN)

As ações de enfrentamento da covid-19 no Paraná, os investimentos e as medidas tomadas para isso, foram destacadas entre as ações da Secretaria de Estado da Saúde apresentadas nesta terça-feira (06) aos deputados estaduais. O secretário Beto Preto participou da audiência pública de prestação de contas na Assembleia Legislativa e fez uma avaliação sobre número de casos e de mortes em consequência da infecção causada pelo novo coronavírus. “Gostaríamos de não ter perdido nenhuma vida aqui no Estado, mas isso não foi possível. Ao mesmo tempo, seguimos o que planejamentos e tivemos o êxito de não ter falta de leitos hospitalares em nenhum momento”, afirmou.

Questionado pelo presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Batista (DEM), sobre o retorno às aulas o secretário Beto Preto destacou a parceria e entendimento do secretário de Educação, Renato Feder, que sempre se colocou preparado para a metodologia de retorno às aulas, esperando uma decisão mais apropriada da área da saúde para a data e disse que “estamos chegando perto dessa data, pois a curva de casos está caindo”.

Segundo Beto Preto, o importante seria liberar o retorno das aulas presenciais para instituições públicas e privadas para a mesma data, porque “isso é democrático e nivela o conhecimento. A ideia é termos um plano piloto de retorno às aulas em algumas áreas do Paraná com menos casos de incidência e óbitos. Isso vamos fechar nos próximos dias com a possibilidade de retorno no dia 19 de outubro nessas áreas, nestes colégios estaduais. Claro que com o rodízio de alunos, respeitando tudo aquilo que está escrito na resolução Sesa 632, que implica em distanciamento social, medidas de cautela, lavagem das mãos e tem também vem sendo colocado como meta pela Seed que tem agido de maneira republicana. Devemos bater o martelo nos próximos dias, com a anuência do governador Ratinho Júnior, com um plano piloto de 15 dias nas áreas que temos menos incidência de novos casos e óbitos”.

Beto Preto insistiu que, além do número de casos e óbitos, a taxa de transmissão, no Paraná, que está em 0,8, precisa estar em 0,5 para um retorno tranquilo dos alunos. Ele também demonstrou cautela em razão de uma síndrome inflamatória que está acometendo crianças. “Foram 11 notificações aqui no estado com três crianças indo a óbito. Ela é secundária ao coronavírus. Digo isso, porque se tem a teoria de que as crianças são assintomáticas, o que não é totalmente verdade observando essa síndrome. Por isso, todas as medidas de cautela estão sendo tomadas”, ressaltou.

Relatório

No relato, o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Júnior, disse que o Paraná fez até agora 700 mil testes RT-PCR, o que coloca o estado na segunda colocação no país em realização de exames, atrás apenas de São Paulo.

Mas Nestor Werner Júnior demonstrou que, em razão desse plano de contingência, houve drástica diminuição da ocupação de leitos de hospitais para outras doenças e também redução das atividades de atenção primária de saúde. “Isso ocorreu por causa de servidores afastados (cerca de 20% a 30%, ou por idade ou por comorbidade). Com bastante clareza, não faltaram leitos, mas com o isolamento social abaixo de 55%, registramos muitos casos e a nossa curva ainda está em estabilidade há cerca de três meses, e que já deveria estar em queda”, avaliou.

Tanto o secretário quanto o diretor fizeram questão de lembrar que o estado ainda está “no meio da pandemia” e que os cuidados precisam continuar. “Ainda mais com a chegada do calor, onde precisaremos enfrentar paralelamente a dengue, que se intensifica nesse período”, explicou Werner.

Dados

Por exemplo, que a receita líquida da Sesa foi de R$ 2 bilhões e foram aplicados, no período, 10,52% do orçamento em saúde, mas que atualmente esse percentual investimentos está na casa de 12,9%, mesmo com a queda de serviços hospitalares de urgência. “Tínhamos metas importantes para alcançar e, em alguns setores, conseguimos bater ou quase. Isso precisamos destacar”, pontuou.

Entre elas, estão o fortalecimento da rede de atenção à saúde, incluindo atendimento bucal e psicossocial; o atendimento às gestantes para o pré-natal; a ampliação de leitos de atenção à saúde mental: meta era de oito e pulou para 26. A meta de cobertura do Samu é de 92% e está em 90%, de acordo com o relatório. E um dado positivo anunciado foi o índice de doação de órgãos, que não apenas se manteve, como aumentou garantindo a manutenção do Paraná em primeiro lugar do país nesse quesito.

Em relação ao enfrentamento à covid, foi destacado os informes epidemiológicos diários; a distribuição de testes, equipamentos de proteção individual e forte atuação na fiscalização.

Audiência

Audiência é instrumento de para acompanhar o Programa Anual de Saúde

A audiência para apresentação do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) segue a Portaria GM/MS no. 2.135 de 25/09/2013 e é um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução da Programação Anual de Saúde –PAS.

A reunião é realizada três vezes por ano e o relatório deve ser apresentado pelo gestor do SUS com as informações obrigatórias de: montante e fonte dos recursos aplicados no período; auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações entre outros assuntos.

A reunião desta terça-feira (6) ocorreu de forma remota. O secretário Beto Preto, o diretor-geral Nestor Werner Junior, representantes da Secretaria e o deputado estadual Anibelli Neto estiveram no plenário da Assembleia. Os deputados que integram a comissão da saúde, Evandro Araújo, Michele Caputo, Márcio Pacheco, Arilson Chiorato e Ricardo Arruda participaram à distância. A audiência foi transmitida pelos canais de comunicação da Alep. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.