em

Prefeitura solta mais de 20 mil peixes no Rio Tibagi

Prefeito Artur Butina e equipe da prefeitura de Tibagi seguram embalagens com alevinos
Prefeito Artur Butina participou da soltura de peixes (Foto: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi)

A Prefeitura de Tibagi realizou na última semana uma ação de soltura de alevinos e peixes juvenis no Rio Tibagi. A ação contou com a presença do prefeito Artur Butina e do vice-prefeito, Jorge Cardoso.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Fabiano Carneiro, foram mais de 20 mil peixes soltos no rio, todos de espécies nativas, como o piau, piapara, jundiá e dourado, com o objetivo de repovoar o Rio Tibagi.

“Foram investidos aproximadamente R$ 16 mil com a aquisição dos peixes. A indicação para a ação foi através de uma emenda impositiva do então vereador e hoje vice-prefeito, Jorge Cardoso”, destacou Carneiro.

A soltura dos peixes, segundo Jorge Cardoso, tem como objetivo preservar o meio ambiente e no futuro isso pode gerar ainda um desenvolvimento do ecoturismo no rio com a prática de pesque e solte. Porém, a comunidade local deve se conscientizar da pesca predatória e da preservação dessas espécies nativas.

Rio Tibagi

O Rio Tibagi, nome de origem indígena que significa água corrente, possui 550 quilômetros de extensão. Sua nascente está localizada na Serra das Almas entre as cidades de Ponta Grossa e Palmeira, a 1.100 metros de altitude, e deságua no Rio Paranapanema a 298 metros de altitude.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.