22 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Pré-candidatos ao Governo do PR participam de primeira sabatina


Por Cícero Goytacaz Publicado 22/06/2026 às 15h55
Ouvir: 00:00
Público presente na primeira sabatina de 2026, com pré-candidatos ao Governo do Paraná
Foto: Divulgação/Assessorias

A União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (UVEPAR), em parceria com a DATALEGIS, realizou durante a 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses a primeira sabatina com pré-candidatos ao Governo do Estado do Paraná para as eleições de 2026. O evento, realizado entre terça (16) e sexta-feira (19) da semana passada, reuniu lideranças políticas, representantes do Legislativo Municipal e importantes autoridades do cenário institucional paranaense.

Leia também:

Pré-candidatos presentes na sabatina

Participaram da sabatina os pré-candidatos Requião Filho, Luiz França, Sandro Alex e Rafael Greca, que apresentaram suas propostas e visões para o futuro do Paraná em encontro com vereadores, presidentes de câmaras municipais, assessores parlamentares, procuradores, diretores legislativos, servidores públicos e lideranças de diversas regiões do Estado.

A programação contou ainda com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, e do ex-desembargador José Rodrigo Sade, que participaram de palestra seguida de debate com vereadores e representantes dos legislativos municipais, abordando temas relacionados à segurança do processo eleitoral, à transparência e às normas que envolvem o pleito de 2026.

As sabatinas aconteceram na quarta (17) e na quinta-feira (18) passada.

Ausência

O evento também contou com o convite ao senador Sergio Moro, que não pôde participar em razão de compromissos de agenda.

Jogo das Eleições

Os inscritos participaram do “Jogo das Eleições”, atividade conduzida pela Escola Paranaense de Direito, em conjunto com a UVEPAR, a equipe da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a OAB, o Instituto Mais Cidadania e o TRE-PR. A atividade contou com a participação dos diretores da Escola Paranaense de Direito, Luiz Gustavo de Andrade e Roosevelt Arraes, e teve como proposta a simulação do processo eleitoral e a compreensão prática das etapas do sistema democrático.

Marcha dos Legislativos

Além da sabatina, a programação da 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses contou com palestras, capacitações e debates sobre gestão pública, controle interno, qualidade legislativa, fiscalização das contas públicas, atualização do processo legislativo e os desafios relacionados às eleições de 2026.

A 5ª Marcha dos Legislativos Municipais reuniu representantes de câmaras municipais de diferentes regiões do Paraná, além de instituições como o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a Escola do Legislativo da ALEP, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a Escola Paranaense de Direito, a OAB, a Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e a DATALEGIS, com programação voltada ao debate institucional, à capacitação e ao fortalecimento da atuação legislativa municipal.

Fortalecimento do diálogo entre municípios

Segundo a presidente da UVEPAR, Fatima Castro, a realização da sabatina reforça o papel institucional da entidade na promoção do diálogo entre os municípios e os atores que participam da construção do futuro do Estado.

“Nosso objetivo é fortalecer o Legislativo Municipal e garantir que os vereadores tenham acesso direto às propostas daqueles que se colocam à disposição para conduzir o Paraná. É um espaço de diálogo institucional, qualificação e responsabilidade pública”, afirmou.

A UVEPAR e a DATALEGIS agradecem a participação de vereadores, servidores públicos, autoridades, palestrantes e instituições parceiras que contribuíram para a realização da 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses. (Com informações: Assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Cícero Goytacaz
Cícero Goytacaz

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2022, repórter de Política do Diário dos Campos. Tem experiência com redação de jornal impresso, sites de notícias, rádio esportivo e transmissões de futebol. Atuou como repórter setorista do Operário Ferroviário Esporte Clube.