em

Ponta Grossa tem segunda frota de ônibus mais nova do Paraná

Ônibus do transporte coletivo circulam pelas ruas de Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC

O município de Ponta Grossa possui, atualmente, a segunda frota mais nova de ônibus do transporte público, no comparativo com outros quatro maiores municípios. Isso é o que aponta um levantamento feito pela reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais.

A reportagem consultou as prefeituras, por meio de suas assessorias de imprensa. As respostas permitem o comparativo entre Ponta Grossa e os municípios de Cascavel, Maringá, Londrina e a capital Curitiba.

Frota de ônibus

No levantamento obtido, a frota de ônibus de Ponta Grossa tem 5,74 anos de idade, em média. Em teoria, os ônibus são mais novos até do que os que circulam na capital, onde a idade média é de 5,82 anos. O município só perde para Londrina, onde a idade média está em 5,5 anos.

Em Maringá, a idade média dos veículos está em 6,49 anos. Cascavel aparece com os ônibus mais antigos: em média, eles estão circulando há sete anos. A prefeitura de Cascavel acrescentou que “o contrato estabelece idade média de cinco anos, no entanto, em decorrência de mudanças operacionais ocorridas no ano de 2019, concomitante à proximidade de encerramento dos contratos, atualmente a idade média é de sete anos”.

Envelhecimento da frota de ônibus

Embora a idade média da frota de Ponta Grossa esteja abaixo da verificada na maioria dos municípios pesquisados, existe a tendência de que ocorra um maior nivelamento. Em 2014, a Câmara Municipal autorizou mudança na Lei 7.018/2002.

Até então, os veículos poderiam compor a frota durante 10 anos, mas os micro-ônibus e mid bus (veículos menores) só poderiam circular por oito anos. A mudança na lei autorizou que esses também fossem utilizados por até 10 anos. Atualmente a cidade conta com 41 veículos desse tipo, o que corresponde a 18,8% do total.

Há 11 anos

Em 2010, texto divulgado pela prefeitura de Ponta Grossa informava que a idade média da frota era de 3,5 anos. Era a menor média histórica, e correspondia à data de aquisição de 29 novos veículos. Na ocasião, foram adquiridos 26 ônibus convencionais, dois midi bus e um articulado.

Ônibus para a população

Em uma outra análise, Ponta Grossa tem um ônibus para cada grupo de 1.653 pessoas. O dado considera a estimativa populacional divulgada neste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em teoria, significa que a lotação dos ônibus seria maior em Ponta Grossa do que em Maringá, onde há 1.622 pessoas para cada ônibus.

Mas a situação seria mais confortável do que em Cascavel, onde há 2.225 pessoas para cada veículo. Porém, essa estimativa desconsidera o número de usuários rotineiros, a capacidade da frota de cada cidade e características sócio-econômicas e geográficas de cada município.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.