O Governo do Paraná publicou uma licitação para contratar serviços de restauro de móveis antigos que ficam na sede do Palácio Iguaçu, em Curitiba. Ao todo, são 47 lotes de objetos que serão restaurados por uma empresa especializada na área.
O edital 1023/2024 declarou vencedora da licitação a empresa José silveira Caldas Netto para executar o restauro dos móveis. O valor investido será de R$ 225.499,20. O Governo do Paraná destaca no edital que o serviço é para “manter essas peças mobiliário e estofados que integram seu acervo histórico, um patrimônio de preço incalculável”.
O Palácio do Iguaçu recebe diariamente visitações guiadas de turistas, além de reuniões com autoridades nacionais e internacionais. As peças que serão restauradas ficam expostas no hall de entrada, área social, salão nobre, capela, recepção central e salão petit.
O edifício foi inaugurado em 1954 pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto como parte das comemorações do centenário da emancipação política do Paraná e está no ponto mais alto do primeiro Centro Cívico criado no Brasil.
Serviços de restauração
Os objetos passarão por restauro de madeiras e estofados, recolagem de folheados a ouro, aplicação de verniz e consertos em geral. No edital de licitação, o governo indica quais são os móveis que necessitam da restauração.
Um dos serviços que será feito é da recolagem da folheação a ouro de algumas peças como uma namoradeiras, poltronas do modelo imperial, sofá, cadeira e pedestal. “A restauração dessas peças e a colocação ou substituição de tecido, espumas, verniz que esteja oxidado deverá ser removido, folheados a ouro deverá ser recolocado cuidadosamente, seguindo as etapas e requisitos mínimos de qualidade, conservando-se suas características originais”, diz o edital.
Leia mais: Oito associações de moradores de PG serão reformadas