Morte de peixes em Castro: saiba quais podem ser as causas


Por Redação Diário dos Campos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Água e Terra (IAT) colheu amostras das águas do Rio Iapó, e aguarda o resultado dos exames para determinar a causa da morte de peixes em Castro. O fenômeno foi verificado pela primeira vez no domingo (5), quando grandes peixes vieram à superfície do rio que corta a cidade.

Populares capturavam os peixes com as próprias mãos, o que obrigou a prefeitura a interditar o acesso ao rio, pela Prainha do Rio Iapó. Além do IAT, trabalham em conjunto a Superintendência de Meio Ambiente da Prefeitura de Castro, Sanepar e Guarda Municipal.

A prefeitura e o IAT orientam a população a não retirar do rio peixes para consumo, uma vez que eles podem, neste momento, estar contaminados. Nos próximos dias, os resultados dos exames da água coletada devem demonstrar de forma mais precisa o que ocasionou a morte de peixes, e indicar culpados, se for algo relacionado a crime ambiental.

Morte de peixes

Sobre o Rio Iapó e junto às margens apareceram peixes de várias espécies, alguns agonizando e outros já mortos. A estimativa até o momento é que cerca de uma tonelada de peixes mortos foram recolhidos e enviados para local adequado.

O incidente causou a interrupção da captação de água para o abastecimento na estação do Rio Iapó, ficando somente o fornecimento por meio das estações do São Cristóvão e Santa Leopoldina. (Com informações da Prefeitura de Castro)

Possíveis causas

A bióloga Adriana Marques Canha, da Superintendência de Meio Ambiente, apontou as possíveis causas para o dano ambiental. Veja quais itens estão sendo considerados pelos técnicos:

Sair da versão mobile