em

Mais de 1,2 mil paranaenses aguardam ‘leitos covid’

O boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA/PR) mostra que 1.253 paranaenses com covid-19 ou suspeita da doença esperam a disponibilidade de leitos específicos para o tratamento. A fila dobrou desde o primeiro dia do mês. Desses, 642 aguardam a liberação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O restante precisa de alocação em leitos clínicos.

O número da fila de espera é obtido pela somatória do Paraná CARE (Sistema de Regulação Estadual) e da CLIC Metropolitana, responsável pela regulação de Curitiba e Região.

No interior do estado, a maior espera por leitos covid-19 está na Macrorregião Leste, que engloba os municípios dos Campos Gerais de acordo com o mapa de distribuição da SESA/PR. Ela também computa as regiões de Guarapuava, União da Vitória e Irati, por exemplo. Nesta macrorregião, há 328 pessoas na espera, o que representa 26,18% do total de pacientes nesta condição no Paraná. No início de março esse mesmo número estava em 20,5%.

Deste montante do ‘Leste’, 177 pessoas precisam de UTIs e 151 aguardam a disponibilidade de leitos clínicos. De acordo com a Secretaria, há casos pontuais que podem estar contabilizados tanto na CLIC (Curitiba e Região) quanto no Paraná CARE (Regulação Estadual).

Todos os pacientes em espera do estado são pessoas que estão com a doença ou apresentam a suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.