25 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Itaipu entrega sistema de energia solar a hospital no Paraná


Por Redação Diário dos Campos Publicado 27/04/2026 às 16h24
Ouvir: 00:00
69ef79498aa4f
Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional entregou oficialmente, nessa sexta-feira (24), o sistema de geração fotovoltaica para o Hospital Cristo Rei de Mandaguari, na região Norte do Paraná. A cerimônia, realizada na unidade hospitalar, contou com a presença de autoridades e representantes da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa).

O investimento da Itaipu para a unidade de Mandaguari é de R$ 115,6 milhões e resulta na instalação de um sistema com capacidade de 46,36 kWp (quilowatt pico), energia limpa e renovável gerada diretamente do telhado do hospital.

A entrega faz parte do Convênio Usinas Solares Femipa, que prevê a implantação de sistemas fotovoltaicos em instituições filantrópicas de saúde filiadas à entidade em todo o Paraná. O programa projeta uma redução de 35% no consumo de energia elétrica dos hospitais, gerando uma economia estimada de R$ 11,7 milhões por ano para as instituições beneficiadas. O convênio tem vigência até janeiro de 2027.

Para o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, investir em energia solar nos hospitais é uma forma direta de fortalecer a saúde pública. “Quando a gente reduz o custo da conta de luz, sobra recurso na ponta, dentro do hospital, para comprar medicamentos, contratar profissionais e qualificar o atendimento. Cuidar da saúde é, acima de tudo, cuidar das pessoas”, afirmou.

A ação integra o programa Itaipu Mais que Energia, que financia iniciativas sociais, de infraestrutura e ambientais em municípios e instituições da área de influência da usina.

De acordo com o diretor administrativo-financeiro da Femipa, Paulo Henrique Becker, esse investimento da Itaipu é uma parceria inédita no setor de saúde. “Nunca tivemos no Brasil uma iniciativa desse porte, que alia energia limpa, economia financeira e melhoria direta no atendimento. A economia na conta de luz automaticamente retorna em benefício da população”, destacou.

Na avaliação do secretário da Femipa, José Pereira, o programa representa uma das maiores parcerias já firmadas com o Hospital Cristo Rei, que é referência no Norte do Paraná para procedimentos de média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “As santas casas respondem por mais de 50% dos atendimentos do SUS no Paraná. Reduzir custos fixos como a energia elétrica é uma forma inteligente e permanente de fortalecer essas instituições”, afirmou.

E o impacto da usina já é sentido no dia a dia da gestão. Segundo o diretor do Cristo Rei, José Carlos Machado de Oliveira, a economia aumentou drasticamente. “Nós gastávamos perto de R$ 20 mil por mês com energia elétrica e hoje esse valor caiu para cerca de R$ 1 mil. Isso nos dá condições reais de reinvestir no hospital e melhorar a qualidade do atendimento”, ressaltou.

De acordo com Oliveira a economia favorece não apenas a instituição, mas toda a região. “Nós atendemos pacientes de vários municípios do Vale do Ivaí. Esse investimento reflete diretamente na melhoria da estrutura e ampliação da capacidade de cuidado”, completou.

Outros investimentos em saúde para a região

No mesmo dia (24), mais cedo, o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, representando o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, participou do anúncio de dois importantes investimentos do Governo do Brasil para a área da saúde na região Norte. Durante a manhã, Carboni esteve em Maringá, ao lado do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, para o anúncio de investimento de R$ 5,3 milhões para construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e Caps da cidade.

No começo da tarde, Carboni participou, também ao lado de Adriano Massuda, do anúncio de adesão do Hospital São Rafael, de Rolândia, ao programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, tornando-o apto a acessar crédito financeiro da iniciativa e consolidando-se como hospital 100% SUS.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Redação Diário dos Campos
Redação Diário dos Campos

A Redação do Diário dos Campos é composta por uma equipe de jornalistas e colaboradores, que produzem conteúdo de qualidade, com foco especial em Ponta Grossa (PR) e região dos Campos Gerais. O DC foi fundado em 1907 como jornal impresso, e atualmente publica notícias em diferentes plataformas.