24 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Itaipu conclui espaço para mulheres em situação de vulnerabilidade no Paraná


Por Redação Diário dos Campos Publicado 04/05/2026 às 14h28
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2026-04-30 at 16.45.22
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional participou, nesta quinta-feira (30), da entrega das obras da Ala Feminina Santa Dulce, da Comunidade Sagrada Família Dom Olívio Aurélio Fazza, em Foz do Iguaçu. O novo espaço será destinado a mulheres em situação de dependência química e integra o projeto “Ressignificando Vidas”, desenvolvido com apoio da usina por meio do programa Itaipu Mais que Energia. A solenidade reuniu autoridades municipais, representantes da sociedade civil e lideranças religiosas, além de dirigentes da Itaipu.

A iniciativa atende a uma demanda histórica da região da tríplice fronteira, que até então não contava com uma comunidade terapêutica feminina gratuita. O espaço foi estruturado para acolher mulheres de 18 a 59 anos, incluindo gestantes, lactantes e mães com bebês, contando também com berçário e acompanhamento multiprofissional.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou que o investimento da empresa está alinhado à diretriz de inclusão social adotada pela empresa. Segundo ele, o projeto dá resposta a uma lacuna importante da rede de atenção psicossocial do município. “O custo é pequeno frente ao retorno que dará às famílias e à comunidade de Foz e da região.”

Para Verri, o projeto vai muito além da cura individual. “Por trás de cada mulher atendida há uma família inteira que se beneficia”, explicou. O diretor também chamou atenção para o desafio pós-tratamento, alertando para a necessidade de garantir que as mulheres que saírem da unidade não retornem aos mesmos ambientes que contribuíram para a dependência.

Primeiros atendimentos no começo de 2027

O investimento da Itaipu no projeto soma R$ 8 milhões (além de R$ 2,1 milhões já investidos na ala masculina). Todos os atendimentos no local serão gratuitos, sem qualquer cobrança às usuárias ou suas famílias. A previsão é que os primeiros atendimentos se iniciem no primeiro semestre de 2027, após a conclusão da mobília e das contratações de profissionais da equipe multidisciplinar.

Representando a Diocese de Foz do Iguaçu, o bispo diocesano Dom Sérgio de Deus Borges ressaltou o caráter humanitário do projeto e a importância das parcerias institucionais com a Itaipu. “Esse trabalho cuida justamente de quem ninguém quer cuidar. São pessoas que o mercado descarta, mas que precisam de dignidade, cuidado e esperança. A Itaipu não apenas apoia, ela caminha junto conosco”, afirmou.

Segurança pública

A delegada adjunta da Mulher e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Iane Nayara Dantas Costa, trouxe uma perspectiva da segurança pública ao evento, chamando atenção para a relação direta entre o uso de entorpecentes e a permanência de mulheres em ciclos de violência doméstica. “O uso de entorpecentes faz com que a mulher permaneça, muitas vezes, num ciclo de violência. Não consiga sequer ter forças para conter esse ciclo, não tenha coragem e não tenha disposição para que possa viver independente desse ciclo”, explicou a delegada.

O diretor da Comunidade Sagrada Família Dom Olívio Aurélio Fazza, Ivo Antonio dos Santos, ressaltou que o novo espaço amplia o alcance do trabalho desenvolvido pela instituição. De acordo com ele, a ala feminina atende não apenas Foz do Iguaçu, mas toda a região oeste e o Paraná, onde há escassez de estruturas voltadas especificamente ao público feminino. “Muitas delas não tinham alternativa, a não ser sair da cidade ou pagar por tratamento. Agora, isso muda”, afirmou.

A assistente social e coordenadora-geral da Comunidade Sagrada Família, Célia Cristina de Oliveira, responsável também pela supervisão das unidades masculinas, de Porto Meira e de Matelândia, ressaltou que a inauguração da Ala Feminina representa a concretização de um sonho antigo da diretoria da instituição, que por muitos anos parecia grande demais para ser alcançado. (Das assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Redação Diário dos Campos
Redação Diário dos Campos

A Redação do Diário dos Campos é composta por uma equipe de jornalistas e colaboradores, que produzem conteúdo de qualidade, com foco especial em Ponta Grossa (PR) e região dos Campos Gerais. O DC foi fundado em 1907 como jornal impresso, e atualmente publica notícias em diferentes plataformas.