em

Implantação de colégios cívico-militares avança na Alep e pode incluir região

(Foto: Divulgação)

A proposta que autoriza e regulamenta o funcionamento de até 200 colégios cívico-militares no Paraná avançou em duas comissões temáticas na sessão plenária remota desta segunda-feira (21), na Assembleia Legislativa do Paraná. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o parecer favorável ao projeto de lei 543/2020, do Poder Executivo, emitido pelo relator, deputado Delegado Francischini (PSL), foi aprovado após receber 44 votos a favor e seis contra. Já na Comissão de Segurança Pública, o parecer emitido pelo relator, deputado Coronel Lee (PSL), passou com 41 votos favoráveis e sete contrários.

No entanto, na Comissão de Finanças e Tributação da Casa, o deputado Arílson Chiorato (PT) solicitou vista ao parecer favorável à proposta emitido pelo relator, deputado Delegado Jacovós (PL). Na Comissão de Educação, o parecer favorável emitido pelo deputado Hussein Bakri (PSD), relator da matéria, recebeu pedido de vista do deputado Professor Lemos (PT).

Região

O deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) encaminhou ofício ao secretário de Estado da Educação e Esporte, Renato Feder, solicitando para que sejam incluídas ao menos 14 cidades da região no projeto. A intenção do governo é priorizar cidades com mais de 10 mil habitantes e que tenham ao menos duas escolas estaduais no perímetro urbano. Outro critério a ser considerado pela Secretaria é o baixo índice de rendimento dos alunos e a vulnerabilidade social.

A implantação do novo modelo educacional ainda passará pela aprovação dos deputados, que decidirão sobre a liberação de recursos específicos para este fim. Para o deputado Plauto, a iniciativa é positiva e certamente será aprovada pela maioria do plenário.

“Entendo os anseios de todos os prefeitos e vereadores. Mas, no ofício que encaminhei, priorizei as cidades que atendem aos critérios básicos estipulados pela Secretaria. Com o tempo, todos os municípios do Estado serão atendidos”, afirmou Plauto.

Na lista enviada à secretária estão as cidades de Ponta Grossa, Arapoti, Carambeí, Castro, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Regime de urgência

Ainda na sessão remota desta segunda-feira, foi aprovado, com 37 votos a favor e sete contra, um requerimento apresentado pela Liderança do Governo solicitando a tramitação do projeto em regime de urgência. Com isso, a proposta do Executivo retorna à pauta de votações nesta terça-feira (22) para a votação dos pareceres nas Comissões e também para ser votado em primeiro turno em sessão ordinária, e em segunda discussão durante sessão extraordinária.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), falou antes da sessão sobre a proposição do Poder Executivo. Ele afirmou que no início da tarde desta segunda-feira o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder se reuniu com os parlamentares para expor os principais pontos do projeto de lei 543/2020.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.