em

Formação ampla; Bombeiros do Paraná estão preparados para atuar em todos os cenários

Foto: Ilustração

O Curso de Formação de Praças Bombeiro Militares (CFP/BM) forma profissionais para atuar em todas as áreas de salvamento, por meio de diversas disciplinas práticas e teóricas, como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, busca, resgate e salvamentos em diferentes situações. Nesta quinta-feira (25), mais 419 novos profissionais que receberam a formação ingressaram na corporação de bombeiros do Paraná, durante uma cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Com uma carga horária de 1.500 horas, são ofertadas cerca de 36 disciplinas aos formandos no Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros no paraná, localizado na Academia Policial do Guatupê em São José dos Pinhais. Devido à grande quantidade de alunos, os cursos são realizados também em quartéis de grandes centros como Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama, Guarapuava, entre outros. A formação é realizada próxima ao local de atuação dos profissionais e o ingresso é por meio de concurso público.

O curso abrange três áreas de competência: a cognitiva, com toda a parte teórica; a psicomotora, para aprenderem a utilizar ferramentas como motosserra e serrotes para a realização de resgates; e, por fim, a chamada atitudinal, em que são treinados para terem capacidade para lidar com situações drásticas como óbitos, suicídio, entre outros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.