em

Fila de espera por leitos covid continua em queda no Paraná

(Foto: Rodrito Felix Leal/AEN)

No dia 1° de abril, 438 pessoas estavam em uma fila de espera por uma UTI exclusiva para covid-19 no Paraná e outras 302 aguardavam por um leito clínico para caso suspeito ou confirmado de covid-19 nos hospitais do estado, referente aos leitos SUS exclusivos para covid. No dia 26 de abril, a fila de espera por uma vaga de UTI exclusiva para os casos do novo coronavírus chegava a 125; totalizando 149 pacientes em fila de espera por um leito clínico. Isso representa que, embora ainda haja superlotação nos hospitais, a fila de espera por um leito para caso suspeito ou confirmado de covid-19 no Paraná caiu 58,79% entre 1° e 26 de abril.

A informação foi consultada pelo dcmais e Jornal Diário dos Campos no portal da transparência do coronavírus, atualizado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR).

(Arte: dcmais)

Ocupação dos leitos

A ocupação dos leitos, no entanto, continua alta nas macrorregiões do estado, especialmente no que se refere aos leitos de UTI da rede pública de saúde. No Paraná, a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para tratamentos de pacientes com suspeita ou caso confirmado de covid-19 na segunda-feira (26) era de 94%.

No Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG), há cerca de dois meses os leitos de UTI exclusivos para tratamento de covid estão quase sempre lotados. Entre 25 de fevereiro e 19 de março, os 40 leitos de UTI covid estiveram lotados. Depois disso, o hospital ampliou para 60 o número de vagas de UTI covid, que na maioria dos dias desde então está com 100% de ocupação.

Segundo informações do portal da transparência do coronavírus, quanto ao monitoramento do intervalo de tempo para internação em leito exclusivo de covid no Paraná, cerca de 54% dos internamentos ocorre entre zero e quatro horas entre a inclusão da solicitação e a internação.

Óbitos

Conforme o portal da transparência, dos pacientes internados nos leitos SUS exclusivos para tratamento de covid-19 no Paraná desde sua ativação, em 26 de março de 2020 – 23,48% dos pacientes tiveram óbito hospitalar, o que representa 16.948 pacientes. A maior taxa, 18,29% (13.200) dos casos, foi registrada em leitos de UTI adulto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.