22 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Falso alerta da Defesa Civil se enquadra em terrorismo, diz Governo do Paraná


Por Vitor Carvalho Publicado 22/06/2026 às 12h54
Ouvir: 00:00
print-alerta-falso-defesa-civil
Foto: reprodução/internet

O falso alerta emitido por uma invasão à plataforma de envio da Defesa Civil pode ser enquadrado como terrorismo. É o que diz a nota oficial da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Paraná. Para o órgão, a conduta pode ser interpretada na Lei Antiterrorismo, com pena que vai de 12 a 30 anos de prisão.

A invasão tirou os sistemas da Defesa Civil do ar na madrugada de sábado (20), às 1h30. Vários estados brasileiros receberam um aviso, incluindo moradores do Paraná, com a mensagem do tipo Alerta Extremo e a palavra “misantropia”, que significa ódio à humanidade.

De acordo com a secretaria da Justiça, a prática se enquadraria no tipo penal descrito no artigo 2º, §1º, IV, da Lei nº 13.260,  de 16 de março de 2016. 

O trecho da Lei diz, em resumo, que aquele que sabotar o funcionamento, a partir de mecanismos cibernéticos, para controle total ou parcial, por razões de discriminação com a finalidade de provocar terror social terá reclusão de 12 a 30 anos.

nota secretaria de justiça

A medida, de acordo com o comunicado da secretaria de Justiça, é em decorrência do impacto negativo causado no estado do Paraná. 

Polícia Federal investiga

A Polícia Federal investiga, desde sábado (20), o alerta falso enviado pelo sistema Defesa Civil Alerta. De acordo com a polícia, a apuração deve identificar a autoria, a extensão do ataque cibernético e os impactos da notificação disparada em várias regiões do Brasil.

Segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, as investigações apontam para uma ação hacker coordenada. Por motivos de segurança, a plataforma foi preventivamente retirada do ar.

O que foi o falso alerta?

Na madrugada deste sábado, por volta de 1h30, celulares de moradores de diversas regiões receberam uma notificação sonora pelo sistema da Defesa Civil. 

O sistema classificou a mensagem como “alerta extremo”, categoria normalmente usada para situações graves, como desastres naturais iminentes.

Além da sirene alta, o aviso exibia apenas a palavra “misantropia”, termo que significa aversão ou ódio à humanidade. Por isso, a mensagem causou surpresa e gerou dúvidas entre usuários.

Como funciona o sistema?

O Defesa Civil Alerta envia avisos reais sobre desastres em áreas de risco iminente. A ferramenta busca alertar a população em situações como alagamentos, deslizamentos e outros eventos climáticos extremos. 

Em setembro do ano passado, as equipes responsáveis pelo projeto realizaram uma série de testes durante a implementação do sistema. Desde então, a ferramenta passou a integrar a estratégia nacional de comunicação de emergência.

Para receber as mensagens, o cidadão não precisa fazer cadastro prévio. Além disso, o envio depende da cobertura do sinal de celular em aparelhos compatíveis com redes 4G e 5G.

Por fim, a Defesa Civil classifica o alerta extremo como o nível mais grave do sistema. Nesses casos, o alarme toca mesmo quando o aparelho está no modo silencioso. (Com informações da Agência Brasil)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Vitor Carvalho
Vitor Carvalho

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e especialista em Jornalismo Investigativo. Tem experiência no rádio, TV e em veículos impressos.