em

Cidade dos Campos Gerais identifica variante do coronavírus

Foto área de Palmeira no Paraná
(Arquivo DC)

A Secretaria de Saúde de Palmeira – a 40 quilômetros de Ponta Grossa – identificou a circulação de variante do coronavírus na cidade. Trata-se da P1, variante de origem brasileira e que atualmente é dominante no país. A identificação foi realizada pela Fiocruz por meio de amostras coletadas no município e enviadas para a realização do sequenciamento genômico.

De acordo com o enfermeiro do Município, Jean Carlo das Almas, a nova variante identificada é mais agressiva que as demais já registradas.

“A P1 pode ser responsável por uma terceira onda da pandemia, visto que grande parte da população ainda está vulnerável para o vírus. Ela tem potencial para situação de reinfecção e dez vezes mais poder de infecção e de transmissão. A P1 também pode nos levar a um colapso no sistema de saúde municipal e evoluir significativamente o número de casos confirmados com maior gravidade. A presença desta variante na cidade também pode justificar o aumento dos casos na população mais jovem”, alerta.

O enfermeiro reforça que a população precisa colaborar na prevenção. “Vamos nos cuidar para que não tenhamos mais casos graves, desacelerando a infecção e evitando a lotação do hospital e dos serviços de saúde. Precisamos pensar que são vidas que estamos perdendo e, para que isso não aconteça mais, cada pessoa precisa fazer a sua parte”, pede.

Boletim

A Secretaria de Saúde divulgou nesta sexta-feira (25) mais 18 novos casos de covid em Palmeira. São pacientes entre 16 e 70 anos de idade. Com isso, são 3.629 casos confirmados para a doença em residentes de Palmeira, sendo 2.716 recuperados, 835 em isolamento domiciliar e 78 óbitos. Três pacientes com casos confirmados estão internados em leitos regulares no município, dois pacientes em leitos regulares fora do município e três pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O setor de imunização informa que 15.557 doses de vacina contra a covid foram aplicadas, sendo 11.939 da primeira dose (o que representa 35,1% da população) e 3.618 da segunda dose (10,6%).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.