em

Pandemia piora em cidades dos Campos Gerais

Mesmo menos movimentadas e com populações menores, cidades vizinhas ou próximas de Ponta Grossa vivem fase crítica na pandemia de covid. A situação é atestada pelas próprias autoridades. É o caso de Castro. A secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutschke, crava que este é o pior momento da circulação viral.

O município chegou a abrir leitos nos corredores da UPA para dar conta do fluxo de pacientes. A medida extrema já vinha sendo estudada pelo poder público.

“É o momento mais delicado, mais grave. [Os casos] estão chegando mais graves na UPA. Estamos numa situação em que não conseguimos encaminhar nossos pacientes, não tem vaga na UTI”, enfatizou durante audiência pública na Câmara Municipal.

A cidade de quase 72 mil habitantes começou o mês com 7.568 casos confirmados e agora está com 9.554. A média é de aproximadamente 74 confirmações de covid por dia. No mesmo período são 53 óbitos em decorrência da doença. Do dia 25 para 26 de maio a cidade computo no boletim sete mortes de uma só vez.

Para dar conta, profissionais da saúde estão sendo remanejados para outras unidades ou suprindo necessidade da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Todos os exames eletivos de laboratório que são coletados nas unidades básicas de saúde foram suspensos por 30 dias, com exceção para gestantes e urgências.

Carambeí

A cidade que fica ao lado de Ponta Grossa determinou regras mais rígidas até 4 de junho. Entre as determinações está o toque de recolher das 21h às 5h. Também veda funcionamento de estabelecimentos aos domingos, com exceção dos essenciais. A ocupação máxima em locais como restaurantes é de 50%.

Com 23 mil habitantes, a cidade tem 3.020 positivados e 54 óbitos. A taxa de mortalidade é de 1,78%.

Palmeira

A Prefeitura alterou o Decreto de restrições nesta sexta-feira (28), levando em conta a decisão recente do Governo do Estado. A única alteração é para o horário de funcionamento de bares, botequins, casas noturnas, choperias, lanchonetes, restaurantes e demais atividades correlatas, que podem atender o público presencialmente das 10h às 21h, de segunda a sábado, respeitando a ocupação máxima de 50%.

No boletim mais recente, Palmeira confirmou mais 28 casos de covid. Positivaram pacientes entre 10 meses e 94 anos de idade. No total há 2.791 casos e 64 mortes. A taxa de mortalidade está elevada: 2,29%.

Telêmaco Borba

Uma das mais populosas dos Campos Gerais, a cidade soma 13.940 pessoas que contraíram a doença. São 277 óbitos, o que leva a uma taxa de mortalidade de 1,98%. Na última semana, Telêmaco Borba computou cerca de 500 casos e 20 perdas por conta da contaminação pelo coronavírus.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), Telêmaco tem um dos maiores coeficientes de incidência de contágio por cem mil habitantes. O número é superior a 16 mil, ficando atrás apenas de Kaloré e Adrianópolis.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.