em

Castro vai ganhar unidade do Instituto Federal do Paraná

IFPR tem campi em todas as regiões do estado. Foto: Divulgação

A cidade de Castro, nos Campos Gerais, deve receber a instalação de unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) nos próximos meses. A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções visando à elaboração de estudo técnico para implantação foi realizada na manhã desta terça-feira (22). O objetivo é montar um centro de referência do Instituto no município vizinho de Ponta Grossa.

O objetivo da nova unidade é ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos técnicos e de pós-graduação – nas modalidades presencial e à distância (EaD), e também o de desenvolver atividades de ensino, extensão, pesquisa e inovação.

Conforme informações divulgadas pelo próprio Instituto, Castro vai ceder área de seis alqueires. No local funcionou o antigo educandário Manoel Ribas. A estrutura pode ser adaptada para o funcionamento do centro de referência.

“Para Castro esta é uma conquista enorme. Há muitos anos a gente vem questionando a razão da cidade ainda não ter investimento na profissionalização dos jovens, que muitas vezes buscavam isso em outras cidades e não retornavam mais. Ter uma unidade de um instituto federal no município é um sonho”, comenta a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes.

Cerimônia de assinatura do protocolo de intenções foi realizada de maneira remota.

A expectativa dos representantes da Prefeitura é que, no futuro, o centro de referência se transforme em campus. “Castro realmente merece um instituto federal e a assinatura do protocolo demonstra que temos a estrutura necessária para isso”, afirma o prefeito Moacyr Fadel.

Este será o quarto centro de referência do IFPR. Além dele, também há implantação em Maringá e outros dois em funcionamento em São José dos Pinhais e Toledo.

Os centros de referência são unidades administrativas que potencializam a ação e a presença do IFPR. Eles se somam aos 20 campi e seis campi avançados do Instituto. A unidade de Castro ficará vinculada aos campi de Telêmaco Borba e Jaguariaíva.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.