em

Vídeo: cheio de história, ‘Clube dos Solteiros’ de PG é restaurado

Foto: Reprodução Facebook

O salão no último andar do edifício do Cine Teatro Ópera, na esquina entre as ruas Augusto Ribas e Quinze de Novembro, no Centro de Ponta Grossa, foi sede do Clube dos Solteiros por quase quatro décadas. O local foi uma renomada casa noturna e danceteria que abriu as portas em 1953, fechou na década de 1990 e ficou sem uso por quase todo o período, até hoje. Agora, um grupo empresarial de PG restaurou o imóvel e o colocou à disposição. Confira os detalhes no vídeo abaixo:

O Clube dos Solteiros deixou memórias afetivas e lembranças em milhares de ponta-grossenses que frequentaram a casa desde sua abertura até seus últimos dias. Lá, o proprietário Nininho administrava a discotecava e recebia os frequentadores à porta. Ele faleceu em 1990, momento em que o clube foi fechado pela primeira vez. Ainda na mesma década, outros empresários tentaram reviver o estabelecimento, mas o esforço durou pouco tempo.

Leia também: Saiba onde será a nova unidade do Muffato em Ponta Grossa

Flâmula do Clube dos Solteiros. Foto: reprodução/Facebook.

Na coluna de Celia Dell’Aglio, publicada no antigo Jornal da Semana em maio de 1990, a autora definiu Nininho como “uma das mais polêmicas figuras e das mais queridas” da cidade, logo após sua morte. A partir do falecimento do proprietário original, o imóvel ficou praticamente ocioso por mais de vinte anos.

Obituário de Nininho, do Clube dos Solteiros, na coluna ‘Notícias Noticiáveis’. Foto: reprodução/ Facebook.

Restauração

E foi neste estado que membros da Família Mikulis e outros sócios compraram o Clube dos Solteiros. Imagens feitas no começo das obras de restauração mostram que o imóvel foi tomado por sujeira, infiltrações e outros problemas. Marcos Mikulis, porta-voz do grupo, conta que as obras tentaram manter o máximo possível a originalidade do lugar.

Obras de substituição dos tacos. Foto: arquivo/Marcos Mikulis.

“Esse é um local especial para a história de Ponta Grossa. Por isso, nós tentamos manter o máximo dos aspectos originais durante esta restauração. E deu trabalho. Os pisos de taco, por exemplo, tivemos que tirar todos e instalar novamente. Só as portas que precisaram ser totalmente substituídas, pois foram consumidas pelos cupins. Até uma geladeira dos anos 50 ainda está aqui – e funciona”, descreve.

O edifício onde está localizado o antigo Clube dos Solteiros também tem outra peculiaridade: lá está até hoje, e em pleno funcionamento, o primeiro elevador da cidade de Ponta Grossa.

Volta do Clube dos Solteiros?

Mikulis afirma que os atuais proprietários do imóvel estão disponibilizando o espaço para pessoas, empresas ou grupos interessados em empreender no local. Mas ele adverte que não será ‘qualquer um’ que poderá tocar o antigo Clube dos Solteiros.

“Nós faremos uma curadoria com os interessados em utilizar este espaço, para ver se o empreendimento proposto vai manter as características originais e preservar este imóvel. Faremos este processo cultural em moldes similares ao que acontece em São Paulo e outros grandes centros, quando um prédio histórico é restaurado e utilizado novamente”, conta.

Os interessados em utilizar o espaço devem entrar em contato com os proprietários para negociação pelo site: www.clubedossolteirospg.com.br ou pelo número (11) 9 8686-1575.

Ponta Grossa Memória Viva 

Antes mesmo de a restauração do imóvel ser concluída, membros do Grupo Ponta Grossa Memória Viva no Facebook notaram a movimentação na antiga danceteria. O grupo é vinculado ao Diário dos Campos e portal DCmais.

Nas publicações, centenas de usuários recordaram as boas memórias do Clube dos Solteiros: noitadas após um bom filme nos cinemas do Centro, bailes com amigos e até mesmo frequentadores que, graças ao clube, deixaram de ser solteiros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.