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VCG alega ter sido pega de surpresa sobre pontos de ligação rápida

Transporte

Arquivo DC.

A Viação Campos Gerais (VCG) informou na manhã de segunda-feira (19) que foi pega de surpresa com o projeto que contempla a implantação dos pontos de ligação rápida (PLR) no transporte público do município com a utilização de uma única passagem. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Rangel durante live em suas redes sociais na última sexta-feira (16). “A concessionária tomou conhecimento da mesma forma que a comunidade. E os assuntos abordados pelo prefeito não foram apresentados à empresa”, destacou a concessionária.

Ainda na ocasião, o prefeito destacou sobre voltar a operar o transporte público com 100% da frota, no entanto, a VCG informou em nota que não há justificativa para tanto. “Isto porque 80% da km programada está sendo executada com 72% dos coletivos na rua. Isto para transportar 52% do total dos passageiros que tínhamos antes da pandemia. Vale destacar ainda que sem o retorno das aulas, não há parâmetro para uma retomada integral”, disse a nota.

Questionada se haveria custos operacionais do projeto, a empresa disse que não teve acesso ao decreto que trata do projeto e alegou que não tinha nenhuma informação capaz de dar condições de responder ao questionamento. Ainda na manhã de segunda, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) informou que está em conversa com a VCG para que a implantação do novo sistema seja viabilizada nos próximos dias.

O projeto das PLR’s vem sido desenvolvido há cerca de 18 meses, conforme apontou o próprio prefeito em sua live, e tem o objetivo de evitar que os usuários precisem se deslocar de um terminal ao outro, fator que pode levar horas. A ideia então será implantar pontos de ligação rápida formando um ‘anel de ligação central’, onde os passageiros poderão escolher os PLRs mais próximos, desembarcar e, de acordo com as projeções, em no máximo 12 minutos embarcar no ônibus para seu destino final.

Primeiramente, o projeto deverá ser implantado no PLR do bairro Palmeirinha dentro de aproximadamente 15 dias e, sem seguida, a implantação deverá ocorrer gradualmente em outras regiões da cidade.

“Primeiramente, serão utilizados os pontos de parada já existentes. Após aprovação do projeto piloto, a intenção é de que sejam criadas mini estações para atender a demanda. O passageiro poderá descer em determinado PLR e aguardar o ônibus para o seu destino, com o mesmo bilhete já pago”, explica a AMTT.

Ainda segundo o órgão, ainda estão sendo levantados os pontos mais estratégicos de cada bairro. “Por isso, é necessário que haja a confirmação e definição concreta para que possamos divulgar”, garantiu a Autarquia.

A AMTT garantiu ainda que o projeto deverá aumentar a oferta de ligações transversais e interbairros, o desempenho operacional e melhor circulação dos veículos nos centros e corredores. “Dessa forma, não haverá mais custos ao sistema, pelo contrário, redução de gastos com o transporte coletivo”, garantiu o órgão.

Entenda como funcionará a linha Palmeirinha

– Atual: 52 viagens por dia; 14 quilômetros por viagem; 745 quilômetros por dia; 56 minutos por viagem; 3 carros convencionais.

– Proposta: 88 viagens por dia; 6 quilômetros por viagem; 529 quilômetros por dia; 12 minutos por viagem; 2 carros convencionais.

PLR internos

O que são: pontos de ligação rápida localizados na região central da cidade.

Onde estarão localizados:

1- Terminal Central
2- Biblioteca municipal e conservatório
3- Pronto Socorro (pracinha)
4- Praça do ponto azul
5- praça atrás do cemitério são José
6- UEPG central

PLR externos

O que são: pontos de ligação rápida localizados em bairros afastados do Centro

Onde estarão localizados:

1-Terminal Uvaranas
2 – Terminal oficinas
3 – Terminal Nova Rússia
4 – PLR Santa Paula
5 – PLR Palmeirinha
6 – PLR Monteiro Lobato
7 – PLR Siqueira Campos

Fonte: Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT)

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