em

Procura pela vacina contra a gripe em crianças ainda é baixa em PG

A Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa fez um alerta aos pais sobre a baixa procura pela vacina da Influenza (gripe). De acordo com informações da pasta, as crianças e trabalhadores em saúde são os grupos menos imunizados até o momento durante a Campanha de Vacinação que iniciou no dia 17 de abril. A mobilização nacional seguirá até o dia 26 de maio.

 

De acordo com a gerente de Imunização da Prefeitura de Ponta Grossa, Úrsula Kemmelmeier, as coberturas vacinais em todo o Brasil estão muito aquém do que era o esperado. No entanto, o público-alvo deve se atentar para a importância da vacina.

 

“Não estamos com um frio intenso e ainda não tivemos registros de casos de gripe H1N1, isso faz com que não haja nenhum tipo de comoção. Mas nós frisamos que é fundamental proteger-se antes de pegar a gripe. A hora é agora”, ressaltou.

 

A meta, segundo Úrsula, é vacinar 90% de cada grupo, porém, a maior dificuldade encontrada até o momento durante a campanha é a baixa procura pelos trabalhadores da saúde (48,74%) e crianças (53,57%).

 

“As crianças costumam ter muitas viroses e, apesar da imunização, elas ainda acabam tendo resfriados. Então muitos acreditam que a vacina não faz efeito. Pelo contrário, a imunização é contra o vírus da Influenza. Para outros tipos de gripes e resfriados não existem vacinas porque os vírus são mutativos. É importante se atentar para estas questões”, orienta.

 

Apesar da campanha ainda estar abaixo da meta, a gerente de Imunização lembra sobre o saldo positivo de vacinação durante o Dia D ocorrido em todo o Paraná no último sábado (13). Além das vacinas, as unidades também aproveitaram para atualizar os cartões das vacinas de rotina.

 

“Nós tivemos um salto percentual de 12% em nossa meta geral. Ao todo, já alcançamos 68% do nosso público. As pessoas atenderam o convite e foram até as unidades. Aplicamos cerca de cinco mil doses da vacina. Mas ainda temos muito o que fazer. Esperamos que nas próximas semanas este número aumente”, comemora.

 

Público

As pessoas que devem ser imunizadas são as crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde que tratam, cuidam e monitoram pacientes, gestantes, puérperas até 45 dias, idosos, pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistemas prisional e povos indígenas e professores das escolas públicas e privadas.

 

As vacinas serão disponibilizadas em 24 Unidades Básicas de Saúde de Ponta Grossa até o dia 26, das 9 às 17 horas. Todos deverão levar documento e cartão do SUS. Crianças com o cartão de vacina e doentes crônicos deverão levar uma indicação médica.

Número de vacinados até o dia 13 de maio – Ponta Grossa

– Crianças: 11.987

– Trabalhadores da saúde: 4.112

– Gestantes: 2.597

– Puérperas: 387

– Idosos: 26.479

– Indígenas: 1

– População privada de liberdade: 1.090

– Funcionários sistema prisional: 391

– Professores: 3.879

– Doentes crônicos: 10.893

Total: 68,01%

Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa

 

 

 

Fábio Matavelli

Campanha de vacinação seguirá até o dia 26 de maio

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.