em

Prefeitura diz que fará degraus para lambaris no Lago de Olarias

É a primeira vez que o fenômeno é observado no Lago de Olarias (Fábio Matavelli)

A Prefeitura de Ponta Grossa deve construir uma “escadaria” que permitirá aos peixes a subida artificial do Arroio de Olarias. A medida visa garantir que a desova ocorra na parte mais alta do córrego, mesmo com a construção da barragem para formação do segundo lago no Parque de Olarias.

A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e ocorre dias após a reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais mostrar vídeo que flagrou o esforço dos lambaris por atravessar a barragem e cumprir o ritual de reprodução que ocorre a cada piracema.

Segundo o município, a escadaria já estava prevista em projeto, e a imagem registrada na última semana só ocorre porque a barragem para formação do segundo lago não está concluída. A prefeitura acrescentou, no entanto, que a barragem não impede a reprodução dos peixes.

“A barragem não causa prejuízo à reprodução dos peixes. Sobre essa situação, é importante destacar que a obra do 2º lago não está concluída. Ainda devem ser executadas ações no local para o enchimento definitivo do 2º lago, considerando ainda que a maior parte da água acumulada no local neste momento é decorrente das chuvas dos últimos dias”, informou a assessoria de imprensa.

Cinco lagos

O projeto do parque prevê a formação de cinco lagos, por meio de um complexo de barragens. A barragem para o segundo lago chegou a ser construída no final do ano passado, mas um aparente vazamento não permitiu que a água fosse contida. A prefeitura informou, anteriormente, que ainda trabalha na correção da barragem.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.