em

Ponta Grossa teve menos óbitos em 2020 no comparativo com 2019

(Arquivo DC)

O município de Ponta Grossa apresentou menos óbitos em 2020 até o final de outubro, do que no mesmo período em 2019. É o que revelam as estatísticas do Portal da Transparência da Arpen Brasil, associação que reúne informações dos cartórios em todo o país.

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais se debruçou sobre o painel on-line, que permite a consulta, anual e mês a mês, dos óbitos ocorridos no Brasil. A consulta possibilita verificar informações por região, estado e município, com os números deste ano de pandemia da covid-19.

De acordo com a Arpen, entre janeiro e outubro de 2020 foram registrados 2.012 óbitos em Ponta Grossa. No mesmo período, no ano anterior, foram 2.107 mortes. Apesar de terem ocorrido menos mortes em números totais, outros gráficos do mesmo portal revelam aparente aumento em mortes atribuídas a doenças respiratórias, principalmente em hospitais. Em 2019 foram 336 casos no período analisado, em 2019. Em 2020, esse número saltou para 515.

Desses 515 doenças respiratórias, 61 foram por insuficiência respiratória, 236 por pneumonia, 5 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Outras 213 foram atribuídas à covid-19.

220 mortes por covid-19

Conforme levantamento feito junto aos cartórios, o número de casos de coronavírus é mais alto que os dos boletins da doença. Até esta segunda-feira (23), a Arpen informava 220 mortes, enquanto a Fundação Municipal de Saúde confirmava 157 óbitos. Cartórios informaram que, devido a especificidades do sistema, se o atestado de óbito tiver a palavra coronavírus ou covid, mesmo que seja apenas uma suspeita de contágio, o paciente entra na estatística do portal da transparência. Mais tarde, se o exame resultar negativo, o óbito deve ser retirado da estatística da pandemia. No entanto, isso nem sempre tem ocorrido, porque exige uma retificação a ser feita pelo médico que assinou o atestado.

Leia também: Pandemia faz cair número de agressões e acidentes de trânsito

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.