em

PG já recebeu 6 mil doses de vacinas contra a covid-19

Foto (UEPG/Divulgação): Enfermeira Regiane Hoeldtke, primeira profissional vacinada no HU-UEPG

Seis mil doses das vacinas Coronavac, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da Oxford/Astrazeneca importadas da Índia, foram distribuídas em Ponta Grossa. Os lotes foram entregues na última semana e ontem, pela 3ª Regional de Saúde, à Fundação Municipal de Saúde. Com elas, serão vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente nos hospitais, idosos que estão em instituições de longa permanência e seus cuidadores.

No último final de semana, o Governo do Estado entregou 4.090 doses da vacina do laboratório Astrazeneca para os 12 municípios atendidos pela 3ª Regional de Saúde. Dessas, 2.780 foram destinadas para Ponta Grossa. A segunda dose dessa vacina, que deve ser ministrada no mínimo 12 semanas após a primeira, não ficou reservada em estoque na Secretaria Estadual da Saúde, como ocorreu com a Coronavac.

“Temos uma previsão de 9 mil pessoas a serem vacinadas nessa primeira etapa e recebemos um total de 6 mil doses. Ainda faltam 3 mil doses que o Estado deve nos enviar. Enquanto elas não chegarem, não temos como avançarmos com a vacinação do primeiro grupo e nem darmos início à vacinação do segundo grupo”, disse o médico Rodrigo Manjabosco, secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa.

Manjobosco informou ainda que os profissionais de saúde estão sendo vacinados em seus próprios locais de trabalho e que em cada um deles existe um responsável por lançar nominalmente quem tomou a vacina no sistema do Ministério da Saúde. “Ainda não temos um quantitativo de quantos já foram vacinados, creio que teremos esse número nos próximos dias, bem como os idosos que também estão recebendo as doses desta primeira fase”, disse o secretário.

Astrazeneca

A entrega das 86.500 doses da Oxford/Astrazeneca foi finalizada no último domingo (24) para as 22 Regionais de Saúde do Paraná. As 2.780 doses destinadas a Ponta Grossa serão destinadas exclusivamente aos profissionais de saúde. “As doses para os idosos nas Instituições de Longa Permanência foram da vacina Coronavac e todos foram contemplados. Por isso, as doses da Astrazeneca serão voltadas para os profissionais da saúde”, informou Manjabosco.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.