em

Pandemia leva ao isolamento domiciliar 6,2 mil pessoas em Ponta Grossa

Arquivo DC

Até a tarde desta terça-feira (3), Ponta Grossa tinha 6.202 pessoas com a liberdade restrita devido a sintomas de covid-19. Dessas pessoas, 2.483 estavam em isolamento domiciliar com diagnóstico positivo da doença. Outros 3.719 também precisavam se manter dentro de casa devido a sintomas compatíveis com os da doença. Enquanto os sintomas persistem e não há exame conclusivo sobre o contágio, essas pessoas permanecem em isolamento domiciliar, assim como aqueles com quem ela reside.

O número consta no boletim oficial da doença, divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e revela o alcance da pandemia. O número de pessoas monitoradas aumenta ou diminui conforme as característica de cada caso confirmado. São pessoas que passam pela expectativa da incerteza de estarem ou não sob influência do vírus.

Para atendimento dessas pessoas, a prefeitura dispõe de um call center. O serviço é prestado por meio do telefone 3220-1019. A pessoa que esteja com sintomas pode ter uma consulta agendada, ou ainda receber apoio psicológico.

“As recomendações são feitas pelas equipes da Atenção Primária, envolvem orientações quanto ao isolamento, validam sinais e sintomas e realizam o acompanhamento do paciente. No call center tem uma equipe de psicólogos, que também realizam orientações e, se houver necessidade, fazem encaminhamento do paciente”, informa a assessoria de imprensa da FMS.

Diagnóstico

Em alguns casos, mesmo com o paciente tendo resultado negativo por meio do RT-PCR, o médico determina a continuidade de isolamento até terminar o período inicialmente determinado. O município registrou casos em que o teste resultou negativo, mas a avaliação médica aliada ao histórico do paciente resultou em atestado positivo para o contágio. É o chamado diagnóstico por critério clínico.

10 dias – De acordo com a FMS, esse é o período mínimo para isolamento em casos confirmados e suspeitos. Dez dias corresponde ao período médio de transmissão do vírus.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.