em

Operário se reapresenta com elenco enxuto; veja quais são os jogadores

Foto: André Jonsson/OFEC

Após uma semana de folga, o Operário Ferroviário está de volta aos treinos. Na tarde desta segunda-feira (8) o Fantasma abriu a pré-temporada para o Campeonato Paranaense 2021. Serão 20 dias de trabalho até a estreia contra o Azuriz, em 28 de fevereiro, no Germano Krüger. Nesse período, o Fantasma apresentará apenas reforços pontuais e fará uma jornada longe de Ponta Grossa, mais precisamente no interior de São Paulo.

Antes deste embarque, logo na reapresentação, uma novidade: o lateral esquerdo Djalma Silva, de 26 anos. Ele disputou a Série B pelo Confiança (SE), onde chegou a trabalhar com o técnico Matheus Costa, que indicou a contratação. Silva vai brigar com Fabiano pela titularidade no lado canhoto.

“Teremos ainda a vinda de um zagueiro nesta semana que está praticamente fechado. Outro zagueiro estamos analisando no mercado. Também vão chegar um meia e um atacante que devem se apresentar nesta semana”, expõe Matheus Costa sem citar nomes.

O treinador tem 18 jogadores de linha à disposição para o início das movimentações em Vila Oficinas. O objetivo é iniciar o Paranaense com no máximo 23 atletas, excluindo os goleiros. “Quero um elenco muito enxuto para realmente vermos nossas carências e a possibilidade de reforços antes da competição nacional [Série B]”, determina o treinador.

O restante do grupo que está à disposição é o mesmo que encerrou o Brasileiro, com exceção de Martín Rodríguez, Reniê, Ricardo Silva, Jiménez, Maranhão e Diego Cardoso, que não renovaram. “Fico feliz que conseguimos a manutenção do elenco. Estamos falando de uma temporada de 55 jogos pela frente. Então é necessário um elenco em que a maioria entenda o nosso jeito de trabalhar”, afirma Matheus Costa.

Elenco

Os atletas remanescentes da temporada 2020 que se apresentaram são os goleiros André Luiz, Henrique e Thiago Braga; o lateral direito Alex Silva; os zagueiros Fábio Alemão, Rafael Bonfim e Zemarcio; o lateral esquerdo Fabiano; os volantes Douglas Santos e Leandro Vilela; os meias Marcelo, Pedro Ken, Rafael Chorão, Thomaz e Tomas Bastos; e os atacantes Alemão, Jean Carlo, Rafael Oller, Ricardo Bueno e Schumacher.

O goleiro Simão, que retornou de empréstimo do Paços de Ferreira, de Portugal, e o lateral Djalma Silva também se apresentaram ao clube no primeiro dia de pré-temporada.

Físico e viagem

A primeira semana da pré-temporada será dedicada à avaliação física, clínica e, em especial, cardiológica dos atletas. Os exames serão atrelados com as primeiras atividades sob o comando do preparador físico Rodolfo Mehl. Já na próxima segunda-feira (15) a delegação alvinegra embarca de ônibus para Sorocaba. Serão dez dias no interior paulista.

“Teremos ótimas condições de trabalho. O Centro de Treinamento do Atlético Sorocaba é muito bom”, explica o diretor de futebol, Carlos Albuquerque, sobre o objetivo da pré-temporada fora da cidade. Além disso, o Fantasma vai aproveitar a oportunidade para fazer jogos-treino com clubes do forte futebol paulista. Estão na lista de compromissos: São Bento, Oeste e Guarani.

O grupo só volta a Ponta Grossa a três dias da estreia no Paranaense. Ou seja, toda a parte técnica e tática da pré-temporada ficará centrada em São Paulo.

Botafogo cai e fortalece a Série B

Além do Cruzeiro, que se manteve na segunda divisão, o Operário terá como adversário na Série B 2021 o tradicional Botafogo (RJ). Lanterna do Brasileirão, o clube carioca foi matematicamente rebaixado após perder de 1 a 0 para o Sport na última semana. A queda torna a competição nacional ainda mais forte e complicada neste ano.

Outro clube popular que está no ‘Z4’ é o Vasco. O time da Cruz de Malta briga com Bahia, Fortaleza e Sport contra mais um rebaixamento nacional. Já Coritiba e Goiás dificilmente escapam da queda.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.