em

No PR, só PG tem segundo turno. E, no Brasil, só aqui tem duas mulheres na disputa

Vista área da cidade de Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC

Neste domingo (29), eleitores de 57 municípios do Brasil, sendo 18 capitais, voltam às urnas. Todos têm mais de 200 mil eleitores e escolherão entre dois nomes. Mas apenas Ponta Grossa tem duas mulheres concorrendo, uma deputada estadual de 35 anos, e a atual vice-prefeita, de 69. Uma do PSB, outra do PSD. Uma advogada, outra professora.

Ponta Grossa também é a única cidade do Paraná com segundo turno. E, dos 1.351 candidatos e candidatas às 399 prefeituras paranaenses, em disputa nas urnas restam apenas Mabel Canto (20) e Professora Elizabeth (55). Nos demais 398 municípios os eleitores já decidiram – restam pendências judiciais em bem poucos.

No primeiro turno, 55.147 eleitores ponta-grossenses não compareceram às urnas. O número corresponde à média nacional de abstenção (23,1%). O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse durante a semana que agora o porcentual deve aumentar e, neste sábado (28) à noite, pediu em rede nacional de TV para o brasileiro votar.

Pedidos semelhantes foram feitos em Ponta Grossa, pelas duas candidatas e entidades de classe, como a Acipg. Pois, que tal atender aos múltiplos chamados e mostrar, inclusive para o presidente do TRE do Paraná, Tito Campos de Paula, que estará na cidade neste domingo, que por aqui as coisas são mesmo diferentes?

OBS: A votação começa às 7h e termina às 17h. As candidatas de Ponta Grossa vão votar às 9h e às 10h. Acompanhe pelo dcmais o processo de apuração das eleições de Ponta Grossa e principais cidades do país, a partir das 17h.

Atualização: Às 7h10 deste domingo (29), texto foi corrigido: Ponta Grossa não é a única cidade do Sul com segundo turno, e sim do Paraná.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.