em

Japão pode se tornar o 5° país a pousar na Lua nesta sexta (19); entenda

Conceito artístico do lander Peregrine na Lua (Imagem: Reprodução/Astrobotic Technology)

O Japão pode se tornar nesta sexta-feira (19) o 5° país a pousar na Lua, missão que já foi realizada por outros 4 países, os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a China e a Índia.

Apelidado de Moon Sniper (Atirador Lunar), o módulo que realizará o pouso lunar está previsto para acontecer às 12h20 no horário de Brasília. Se bem sucedido, o marco se tornará histórico para o país asiático, isso por que será o primeiro pouso do Japão na Lua.

De acordo com a Jaxa a Agência Espacial Japonesa, a missão tem como objetivo melhorar a tecnologia utilizada para explorar corpos celestes de baixa gravidade, e apoiar futuras atividades lunares. Ainda de acordo com a agência, a missão Lunar Polar Exploration confirmará não apenas a presença de água, mas investigará a quantidade, distribuição na superfície lunar e abaixo do solo, e a forma em que a água existe, como o nível de mistura com regolito seco (pequenas partículas).

Essa, contudo, não é a primeira tentativa japonesa de pousar na Lua: em abril do ano passado, a empresa privada  Ispace falhou na tentativa de chegar à superfície lunar, através de seu módulo Hakuto-R Mission 1 (M1).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.