em

Empreendimentos geram entrega de 30 mil mudas de árvores em Ponta Grossa

Parte das mudas será destinada ao entorno do Lago de Olarias (José Aldinan)

A prefeitura de Ponta Grossa recebeu, nesta terça-feira (10), outras 100 mudas de árvores que deverão ser plantadas nos parques e praças da cidade, nas próximas semanas. A remessa foi entregue no viveiro municipal, de onde as plantas serão administradas até o plantio. Elas são apenas uma parte de tudo que foi recebido pelo município neste ano.

Segundo a administração do Viveiro Municipal, de janeiro até o momento foram disponibilizadas cerca de 30 mil mudas de árvores e arbustos, e outras 200 mil flores. Elas são destinadas ao paisagismo da cidade, principalmente como cumprimento à Lei Municipal 12.707/2016.

A legislação só permite dar autorização florestal para o corte de árvores mediante a entrega, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), de outras plantas que possam substituí-las. “Nenhuma árvore é cortada enquanto não ocorre essa compensação. Uma parte das árvores é entregue no viveiro municipal, e outra parte, já disponibilizada, retiramos para o plantio posterior”, explica Isabel Meister, engenheira agrônoma da prefeitura.

O grande número de empreendimentos imobiliários resulta em uma quantidade significativa de mudas disponibilizadas, principalmente porque a lei considera que a entrega de árvores deve ser proporcional ao diâmetro da espécie suprimida. Assim, uma árvore de 0 a 15 centímetros de diâmetro resulta na entrega de 10 mudas. Uma árvore com mais de 40 centímetros resulta em 30 outras árvores entregues.

EIVs

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as 100 plantas entregues nesta terça-feira foram obtidas por meio de compensação ambiental, em face de empreendimento imobiliário. No ano passado foram outras 20, através de outro empreendimento. Essas são compensações especificadas por meio da análise de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV). O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) realiza a avaliação de cada EIV apresentado, e alguns pedem a entrega de mudas.

Parques e praças

As mudas entregues nesta terça-feira são de de Acer palmatum, conhecida popularmente como ácer japonês. As árvores foram entregues com cerca de 4,5 metros de altura, e podem chegar a sete metros de altura. Parte delas será direcionada para o entorno do Lago de Olarias, que está em processo de arborização. Outras ainda terão local a ser definido. A SMMA não soube informar, de imediato, quantas árvores foram plantadas neste ano. Segundo o município, entre 2017 e 2019 foram plantadas 4,5 mil árvores.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.