em

DAF Ponta Grossa recebe investimentos para a fabricar novo caminhão brasileiro

Foto: Divulgação

A DAF Caminhões Brasil, às vésperas de completar sete anos de operação no país, está fazendo o que considera o seu principal lançamento dos últimos anos. Em uma evento virtual realizado nesta terça-feira (18) a fábrica anunciou a produção do novo DAF XF, que será produzido na unidade de Ponta Grossa.

“Independentemente do atual cenário, a empresa seguiu todos os seus planos e finalizou o aporte em seu principal lançamento no país, o novo XF, que alia robustez, conforto e tecnologia a um consumo de combustível até 14% menor em comparação à versão anterior”, afirma Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

O projeto do novo caminhão iniciou em 2016, envolvendo as engenharias do Brasil e da Holanda, com o desenvolvimento do projeto, de fornecedores locais e ampliação do quadro de funcionários, além de diversas adaptações na fábrica. A reportagem do Diário dos Campos questionou a empresa sobre o valor do recurso investido para a nova produção, mas os executivos não quantificaram. “O valor preciso não é algo que queremos compartilhar, mas foram milhões de reais ao longo dos anos e vamos continuar investindo na nossa estrutura”, disse a indústria.

Quanto à possibilidade de geração de novas vagas de emprego, a DAF disse que vai depender do desempenho de mercado. Atualmente, a montadora ponta-grossense conta com mais de quinhentos colaboradores e já vendeu mais de dez mil caminhões produzidos localmente. A companhia fechou o acumulado de julho de 2020 com 2.194 mil unidades emplacadas, um crescimento de 29% em comparação a 2019, e com o novo XF espera acelerar seu ritmo de expansão de mercado.

Atualmente, a montadora conta com fábricas localizadas em Eindhoven, na Holanda; Westerlo, na Bélgica; Leyland, no Reino Unido; e Ponta Grossa, no Brasil.

Foto: Divulgação

Investimentos em Ponta Grossa

A companhia concluiu recentemente outros investimentos relacionados ao crescimento das operações no Brasil – que são concentradas logisticamente em Ponta Grossa. O mais recente é a conclusão do novo Centro de Distribuição de Peças da Paccar Parts, o 18º do mundo e primeiro da América do Sul. Neste ano o grupo também completou um ano de operação da Paccar Financial no Brasil e em Ponta Grossa; o banco do Grupo suporta a empresa em operações de crédito para clientes e Rede de Concessionárias e já financia 30% dos caminhões comercializados pela DAF.

No campo social, a empresa tem investido na educação e na saúde. Neste ano a DAF apoiou a criação de um protótipo de respirador desenvolvido pela UTFPR, que pode ser utilizado como ventilador mecânico hospitalar e tem baixo custo de produção, e já soma a renovação de 22 quartos do Hospital da Criança, além de ter doado um tomógrafo avaliado em R$ 1 milhão.

Foto: Divulgação

Novo modelo

A Rede de Concessionárias DAF começa a receber no início de setembro os novos XF fabricados em Ponta Grossa. O caminhão registra consumo de combustível até 14% menor que a versão anterior e conta com Sistema de Frenagem de Emergência Avançada, que freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”), e o Sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

O modelo segue nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância. “O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade. Conseguimos melhorar o que já era muito bom, ouvindo nossos clientes e entendendo as novas necessidades do transportador brasileiro. O resultado é um caminhão de altíssima qualidade, que tem tudo para ser o preferido do mercado nacional”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Foto: Divulgação

Outras informações podem ser conferidas no site www.novodafxf.com.br. Confira as demais especificações do veículo:

O novo DAF XF vem equipado com o novo motor Paccar MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, garantindo alto torque e potência superior. Os clientes da marca terão opção de dois tipos de motorização, de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).

A transmissão que equipa o novo XF é a ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista.

Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante na economia de combustível. O sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, diminuindo ainda mais o consumo.

“Somos parceiros de desenvolvimento da ZF na Europa, o que significa que as suas transmissões se ajustam perfeitamente ao nosso motor, trazendo ainda mais benefícios ao conjunto mecânico do novo XF”, acrescenta Jarno.

O propulsor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência. O novo PACCAR MX 13 permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível.

Freio Motor PACCAR MX

O freio motor PACCAR MX ficou ainda mais potente, com 490 cv, trabalhando altas potências em baixa rotação. O sistema também conta com três estágios, o que permite um planejamento melhor do seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.

Tecnologias

Um grande diferencial do novo XF é o conjunto tecnológico, concebido para melhorar a dirigibilidade, a segurança e o consumo de combustível. O primeiro deles é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho.

Já o Controle de Cruzeiro Preditivo é um piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.

O modelo também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.

O motorista também conta com um monitor de nível de energia da bateria, sinalizando também quando a carga estiver abaixo do adequado. O dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.

Cabine e interior

São duas opções de cabine, a Space e a Super Space, sendo a última a mais espaçosa e confortável do mercado, com 2,10 metros de altura interna. No exterior, o XF conta com design totalmente renovado, com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído.

O exterior ainda possui novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia, novos faróis com lentes Lexan®, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, e projeto que assegura uma iluminação sólida e eficiente, com opcional de lâmpadas em LED.

O para-choque de aço é uma característica de robustez do XF, que agora recebe detalhes cromados, assim como a nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine, promovendo um visual mais moderno e elegante.

No interior, o painel recebe novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. A ergonomia continua sendo um dos pontos altos da cabine, que ganhou novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante.

O ar-condicionado digital é eficiente, resfriando a cabine na temperatura desejada rapidamente, e de maneira inteligente e econômica. A iluminação interna conta com três níveis, todos com possibilidade de dimerização por meio dos controles digitais. O motorista pode ainda personalizar a posição dos botões internos, priorizando o comando que ele mais utiliza na sua operação.

Os atributos consagrados do XF continuam na nova versão: o maior e mais confortável colchão do segmento (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas, opção de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock.

“O mercado recebe um novo caminhão, mas que já passou por um exaustivo processo de testes. Somamos mais de 20 mil horas de engenharia e centenas de testes de bancada, pistas de diferentes relevos e em operações reais. Utilizamos equipamentos de última geração para aferição e controle do nosso produto, o que nos permitiu ajustes precisos para que o cliente receba um caminhão totalmente adequado para a sua operação”, finaliza o Diretor de Desenvolvimento de Produto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.