em

Coronavírus: água e sabão é mais eficiente do que álcool em gel

A higienização das mãos é uma das principais formas de se prevenir de doenças. Isso se deve ao fato de que nossas mãos estão constantemente em contato com vírus e bactérias, os quais podem estar nas superfícies que tocamos e até mesmo em outras pessoas. Ela pode ser feita com água e sabão ou com álcool em gel, porém a utilização da segunda opção não descarta a primeira. A prefeitura de Ponta Grossa está orientando a população sobre a utilização correta.

O uso do álcool em gel tornou-se mais prático quando o assunto é higienização das mãos. No cenário que o pais está enfrentando, com a pandemia do Covid-19, muitas pessoas levam o produto para todos os lugares e utilizam sempre que necessitam realizar uma limpeza rápida das mãos. No entanto, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta que usar apenas o álcool em gel não é tão eficiente quanto lavar as mãos com água e sabão.

“Muitas pessoas perguntam se o álcool em gel é tão bom quanto lavar as mãos. A resposta é bastante simples: tanto o uso de álcool em gel quanto o de água e sabão são importantes para limpar as nossas mãos e prevenir até mesmo algumas doenças, como a gripe e o coronavírus. Entretanto, o álcool em gel não pode simplesmente substituir a água e o sabão, uma vez que a retirada da sujeira não pode ser feita com o álcool”, explica o secretário adjunto de saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco.

A função primordial do álcool em gel é reduzir o número de micro-organismos em nossas mãos, sendo um importante aliado na prevenção de certas doenças. Contudo, a água e o sabão, além de atuarem nesse processo, são essenciais para retirar sujeira. Sendo assim, se as mãos estiverem sujas, deve-se lavar a mão com água e sabão e não somente utilizar o álcool.

“Algumas pessoas estão preocupadas com a falta de álcool em gel nos estabelecimentos, mas acabam esquecendo que água e sabão estão disponíveis em quase todos os lugares. É necessário que todos tenham consciência que a lavagem das mãos é essencial no momento que estamos vivendo, na prevenção de doenças”, finaliza Manjabosco.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.